nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 13 de março de 2009

DITOSA BRIOSA, SETEMBRO DE 1961!

Setembro de 1961, do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo eu, com 17 tenros anos de idade, aspirante a aluno-marinheiro, vim de lá, duma terrinha dos lados de Leiria e, para que a sobrecarga dos meus pais mais leve se tornasse, lá fui à procura da tão ditosa Briosa!
Depois de inspeccionado, como todos descalço até ao pescoço e apurado, lá fui destino ao barbeiro, melão, ou antes cabeça a rapar e logo de seguida em direcção ao paiol da farda. Farda de cotim cinzenta, própria dos maçaricos, cuecas que ficavam em sentido ao colocá-las direitas sobre a cama! Uma boa, forçada banhoca, logo uma farda a vestir. Notei então, que não era mais meu, mas sim propriedade da Marinha! Pronto! Vejo-me ao espelho ao ver os meus novos colegas, filhos-da-escola, vejo-me neles ao vê-los a eles! Pois éramos e sentíamo-nos iguais - bem acinzentados de cor!
Trocamos palavras, perguntas foram feitas, respostas dadas, exclamações e interjeições vociferadas! Sei lá... Sei lá... Um sem número de coisas com entusiasmo faladas e discutidas… No fim lá fomos, cantando e rindo! Lembro vozes de comando por todo o lado. - “Oh mancebo anda cá, forma aqui ao lado deste, alinha por aquele, para a frente marcha: 1, 2, esquerdo-direito; 1, 2, esquerdo-direito.” - Era o sargento monitor a começar mais uma, entre muitas recrutas já dadas. - “1, 2, esquerdo-direito…” Lá fomos, virados a Vale de Zebro, Escola de Fuzileiros para iniciarmos toda instrução inerente aos fuzileiros!
Belos tempos a recordar!

3 comentários:

  1. Ao clicar sobre a tua fotografia ela abre num tamanho exagerado, o que dificulta a visualulização. Antes de fazeres o upload deves redimensioná-la para um tamanho máximo de 88x600. Fazes isso com toda a facilidade usando o Microsoft Picture Manager, ou outro semelhante.

    ResponderEliminar
  2. O tamanho correcto é 800x600.
    Não sei de onde veio o 88!

    ResponderEliminar
  3. Será que vocês amigos não sabem que o número 88 é comparado aos tomates do marujo?

    ResponderEliminar