nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 4 de março de 2009

A Morte de Nino Vieira!

Quem com ferros mata com ferros morre!
Não foi com estas palavras que o Mário Soares se expressou, mas o significado das suas palavras vem a dar no mesmo. Pessoalmente nunca estive na Guiné como combatente da Guerra do Ultramar. Passei por lá em 1962 e bebi umas cervejas, no aeroporto, enquanto reabasteciam o avião para continuarmos viagem até Luanda. Tive no entanto muitos filhos da escola que naquelas «Terras do Demo» viveram tempos difíceis, ou como se usa dizer, viveram ali as suas «Passas do Algarve». Inclusivamente o meu irmão David (1491.68) ali fez comissão no DFE4 até à Independência, em 1974.
O bicho era ruim e tinha muitos inimigos. Alguns, com toda a certeza, entre os fuzileiros que amargaram as suas comissões na Guiné. Muita gente respirou de alívio depois do dia de ontem.

2 comentários:

  1. Quer dizer que esse Nino Vieira foi cabeca de guerrilheiros nos anoa 60! E mais tarde presidente da da Guine, Verdade? Sabes eu nao estou a par dessas coisas! Desculpa la as minhas limitacoes1
    um abraco.

    ResponderEliminar
  2. Com 20 anos de idade foi para a China receber instrução e regressou à Guiné para se tornar no mais acirrado guerrilheiro contra as tropas portuguesas.
    Mais tarde, já com a Guiné independente, chefiou um golpe de estado, derrubou o governo e tornou-se presidente à força.
    Grande culpado também da guerra civil que desgraçou a Guiné. Muitos morreram por causa dele e agora foi a sua vez. Não deixa muita pena!

    ResponderEliminar