nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 23 de agosto de 2009

Destroçados a Granel na Parada!
















"Saudade palavra tão triste,
Quando se esquece uma vivência.
Pela estrada agreste e longa da vida,
Queremos reviver; vida tão querida!
Com nossas memórias em decadência…"

Sei que a foto em cima foi batida na dita Radionaval bem perto da linda cidade de Lourenço Marques! Ora aqui estamos nós bem parados na parada. Dia bem chuvoso como se vê, fardados de branco que bem se vê também. Todos a granel não há dúvidas, bem pensativo e amparado ao poste estou, onde dúvidas não há.
*~*~*~*
















*~*~*~*
Agora vou simplesmente assumir que, íamos ou vínhamos de uma das paradas/desfile que fizemos lá bem perto do Comando Naval, na avenida penso, da República (foto inserida). Estaríamos nós destroçados depois de termos formado ou seria porém o inverso? Estaria eu pensativo por causa do que aconteceu ao meu irmão na Guiné ou algo diferente que só o bom Deus sabe.
São 47 anos camaradas, que nos separam desta e doutras passagens cinzentas nas nossas limitadas memórias! Aqui claro, não é de esperar que algum de vós possa desenvolver a descrição a detalhe desta foto de marujos; uma classe à parte da Briosa!
Revivam amigos esta cena minha/vossa entre muitas outras, que o nosso “Tintinaine” nos obsequeia numa constante, sem parar!
Houvera quem dissera; “é um relembrar vivo de tão saudosa vivencia!”
Vivam e revivam! Vejam e revejam! Sintam e ressintam o que vos vai na alma!
A vida é curta e o eterno é longo!
Mas Deus é Maior!
Bem-hajam!

5 comentários:

  1. Granel a sério naquela parada, sim senhor. A posição das diversas G3 que são visíveis mostram bem isso mesmo.
    Quanto à outra fotografia parece-me tirada enquanto esperávamos a visita de Sua Excelência o Presidente da República em 1963.
    É engraçado como se conseguem reconhecer tantas caras se a gente olhar com vagar para a fotografia.
    Por acaso consegues identificar o Sub-tenente que está á tua frente, amigo Leiria?

    ResponderEliminar
  2. Mesmo que não estejas certo estou contigo Carlos. O que expões é talvez o que mais senso faz. Agora ao falares no Presidente da República, não imagino outro além do Almirante Américo Tomás? Seria ele mesmo amigo?
    A minha ideia que é vaga, vai vagueando no jardim das imagens do passado… coisa linda que inspira o consciente a basculhar no sonambulismo do subconsciente!
    Adormecido está ele de tal forma, que me obrigo a recorrer a óculos que detesto com quanta força tenho, para me ver e reconhecer melhor como sendo eu o primeiríssimo da esquina da direita no formato quadrado da formatura; portanto o primeiro mesmo à esquerda ao ver-se a foto.
    “Subtenente” perguntas tu; será ele o Miranda? Já agora aproveitando o balanço, quem será o marinheiro de avantajado corpanzil, que está em primeiro plano?
    Na foto estamos lindos, mas esta não está tão boa assim, pelo mau enquadramento do seu todo da formatura, mais ainda o dia estava belo o qual foi causativo do excesso de contraste entre os brancos e pretos, mas isso é assunto que só peritos no assunto desvendariam…
    Mas mesmo assim vamos dando graças ao Bom Deus pelo copo meio cheio ‘versus’ o meio vazio…

    ResponderEliminar
  3. Vou recortar e publicar no outro blog a foto do subtenente que comanda o pelotão, que não me parece o Miranda, não senhor.
    O marinheiro artilheiro (grandalhão empunhando a velha Mauser) devia pertencer à tripulação do navio de guerra que estava em comissão naquelas águas.

    ResponderEliminar
  4. Carlos botando água como barco roto! Isso não, pá! Um pelotão era composto de três secções mas olha que na formatura era muito mais do que isso, por isso teria que ser a companhia, não achas? Isto, não é coisa de maior importância, mas os pontinhos nos (is) também não nunca fizeram mal a ninguém. Verdade ou não, camarada?

    ResponderEliminar
  5. Claro que toda a Companhia estava lá! Com um oficial à frente de cada pelotão. Por isso é que eu julgo ser o Tavares Costa que está à tua frente, na posição de comando do teu pelotão.

    ResponderEliminar