nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Pencónis!

Quem não se lembra do Silvino Branco (16400), o «Penconis»? Nariz adunco, típico de judeu (onde ele fazia descansar o boné), um pouco amarrecado, enfim, uma figura a não esquecer.
Em todos os grupos de amigos há sempre um que faz rir os outros, por tudo e por nada, uma espécie de bobo da corte. Durante a recruta, na Escola de Fuzileiros, ambos pertencíamos ao 2º Pelotão. Azar dele, por ser gago, não conseguia pronunciar os "C" e os "Q" e quando lhe perguntavam o número, respondia "_uatrocentos", pondo, de imediato, toda a gente a rir. Quando formava o pelotão, ele ficava na primeira fila e eu na segunda, mesmo por trás dele. Ou seja, eu era um espectador previlegiado de todas as palhaçadas que ele arranjava. Ao seu lado direito formavam o 16402, o 16403 e o Eduardo (16404), a quem pusemos a alcunha de «Bolacha Americana» devido ao seu aspecto rechonchudo. Era outro palhaço e que passava a vida a meter-se com o Silvino, para divertimento do resto da malta.
Imaginem a cena seguinte:
1) O pelotão em formatura à espera de ordens e com o Sargento Bicho, na posição de "descansar", em frente e de costas para a formatura.
2) O 16404 estende um braço por trás das costas dos seus colegas e pespega um valente beliscão numa nádega do 16400.
3) O 16400, que já sabe de onde vêm aqueles ataques, vira-se para a sua direita e diz: «oh _uatrocentos, seu _abrão do _aralho, estás a_ui estás a levar uma _abeçada nos _ornos».
4) Risada geral de todo o pelotão.
5) O Sargento Bicho vira-se para trás e avisa: oh quatrocentos põe-me esse boné para trás e cala-te, senão a coisa ainda vai acabar mal para ti.
6) Foi o _abrão do _uatrocentos e _uatro que me belis_ou o _u.
Claro que era impossível evitar que toda a gente se risse e a formatura transformava-se numa bandalheira total. Não raras vezes acabavam os dois de castigo, em sentido em frente à formatura, a que se seguiam os castigos da praxe, proibição de sair de licença. E tinham muita sorte, pois o sargento Bicho era um espectáculo de pessoa e, na maior parte das vezes, deixava passar aquilo tudo sem grandes consequências.
Durante os seis meses de recruta e ITE foi uma palhaçada total com aqueles dois marmelos, ajudados por outros que se lhes juntavam para fazer rir a malta, a toda a hora. Como não podia deixar de ser, terminaram o Curso sem aproveitamento e foram corridos da Marinha.
Anos mais tarde, depois de regressar da minha primeira comissão em Moçambique, contaram-me que o Silvino tinha ingressado na Força Aérea e, com o posto de Cabo Especialista, continuava ainda na vida militar, naquele ramo das Forças Armadas. Dos outros «palhaços» nunca mais ouvi falar.

1 comentário:

  1. Alguns como o Pencones
    Têm os narizes como pirâmides
    Mas ficam nos conformes
    As mulheres querem coisas grandes!

    Verde

    ResponderEliminar