nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A 1ª Companhia de Fuzileiros!




...oOo...
A Companhia Nº 1 de Fuzileiros ficaria na História de qualquer jeito. Não precisava eu de vir aqui fazer a sua apologia para que isso se verificasse. Estou a falar, é claro, da sua 1ª versão, a de 1962.
Não fosse por outra razão, seria por ser a primeira companhia a ser formada depois da reabertura da Escola de Fuzileiros, em 1961, tal como a conhecemos nós.
Em segundo lugar, porque foi maioritariamente formada por recrutas do primeiro curso de fuzileiros do Século XX, o de Setembro de 1961.
Depois ainda, porque muitos dos seus membros se juntaram a mim, em Moçambique, na minha segunda comissão. Como é bom de ver, passei dois anos a ouvi-los falar de Angola e dos amigos que lá tinham feito, alguns dos quais abandonaram a Marinha antes do início dessa nossa comissão.
E, em último lugar, porque o António Páscoa, a quem devo as fotografias que podem ver acima, também foi integrado na CF1, a meio da comissão, como substituto de outras praças que regressaram a Lisboa antes do fim da comissão. Ele quer ouvir falar da Companhia em que fez a sua primeira comissão e eu acho justo que ele assim pense. Há neste blog outros artigos que relatam a sua passagem pela CF8 e respectiva comissão feita em Moçambique. Neste trata-se de pôr em evidência o período de cerca de um ano que passou em Angola.
Nota : As fotos acima referem-se a uma visita à Fábrica de Cerveja Nocal, de um dos pelotões da CF1, o 3º.

31 comentários:

  1. Então alguém conhece aqui a rapasiada da Nocal em Luanda?
    Vamos lá digam alguma coisa!

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Páscoa.
    Como vês a malta da CF1 ainda é mais anti-computas que o resto da maralha. Aposto que não vai aparecer ninguém a comentar!
    A idade não perdoa!

    ResponderEliminar
  3. Cuidado com a linguagem, porque muitos da CF1 são filhos-da-escola, da minha escola, por isso quando se fala neles quer-se respeitinho que é para não haver castigos.
    Pelo que me parece o António também vai estando para as curvas, por isso tens que o promover a comandante de qualquer coisa… vê lá isso e diz se temos companheiro de armas ou não?
    Saúde Leiriense a todos!

    ResponderEliminar
  4. Há um rapaz desta companhia e filho da tua escola que eu gostava de saber por onde anda, o Arlindo Oliveira. Esteve em Moçambique com o Páscoa e comigo na CF8 e nunca mais o vi.
    O Viseu já descobri que está em Luanda. E este por onde andará?

    ResponderEliminar
  5. bons tempos aqueles.

    gostei de ver eu estou por aqui nestas fotos..

    sou o vila franca 15541

    um abraço

    ResponderEliminar
  6. bem retifico eu fui do 1º pelotao...

    nós tanbem fizemos a visita a nocal

    lenbro bem ainda tenho estas fotos--


    um abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Braulio!
    Que sejas muito bem vindo por estas bandas são os meus desejos.
    Então mais um filho da escola do Leiria (15683) e do Lisboa (15542), hein?
    Eu em Angola só de passagem e a cerveja que me lembro de beber quando por lá andei era a Cuca.
    Pressuponho que pertencias à tripulação de algum navio a prestar serviço em Angola, verdade?

    ResponderEliminar
  8. ora viva boa tarde

    sim sim do lisboa ainda estive com ele ha pouco tempo .

    e do leiria lenbro dele excelente ginasta,,
    pois eu fui na 1ª companhia com o tenete santana e pires dias no comando da companhia,,
    sim sim a ceveja era cuca e tanbem a nocal..

    um abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá TINTINAINE!
    Lamento mas já perdeste,já apareceu um aproveito para saudar o Bráulio! E fico à espera da promoção proposta pelo Artur,ou melhor, marcamos uma reunião em Leiria ou Fig. da Foz para debater-mos o assunto certo?

    Um abraço Amigos

    PÁSCOA

    ResponderEliminar
  10. um abraço antonio

    tudo de bom tanbem para ti..

    ResponderEliminar
  11. Foi com muita alegria que descobri este BLOG,e,ver algumas caras conhecidas,o leiria!como se diz em africa (faz saudade camarada!!) e o Braulio,tal como eu,COTA!! mas de qualquer maneira e bom,estarmos vivos,igualmente foi bom rever as fotografias de outros camaradas que nos faz sentir saudade do que fomos,como eu gostava de entrar em contacto convosco vai ai o meu email:barroth.pinho@gmail.com .nao vou perder este BLOG,vou estar aqui muitas vezes.FUZILEIRO UMA VEZ FUZILEIRO PARA SEMPRE!!|

    ResponderEliminar
  12. ``E bom recordar as imagens de camaradas da nossa juventude!!o LEIRIA!!recordo bem! falava com o coraçao!! gostava de ver mais camaradas da escola de setembro de 61(50)anos em Setembro.. seria bom voltar a escola que nos deu maturidade. eu vou la no dia do FUZILEIRO.eu,o montijo,15670 estou presente..FUZILEIRO UMA VEZ, FUZILEIRO PARA SEMPRE.

    ResponderEliminar
  13. Américo;
    Daqui o Leiria, não me lembro de ti nem do teu nome o que não é de admirar de mim a malta lembra-se mais por causa da relação com a ginástica e o ginásio. A melhor forma de se rever quem somos é inserção duma foto da época, doutra forma as mudanças foram tantas na aparência que de jeito nenhum lá vamos. Quanto a minha pessoa deves relembrar-te melhor através do blogue Fuzileiros Aventureiros (meu) e do Escola de Fuzileiros do Carlos Tintinaine.
    Vai falando um pouco mais sobre a tua pessoa, porque os da nossa escola são menos do que poucos!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  14. pois e`, estamos a ficar caducos! eu era o MONTIJO 15670,garoto voluntario,que fez judo com o nosso camarada ALVAREZ do barreiro. nessa altura tinha (e ainda tenho)muita força de viver, na proxima vou enviar uma foto com a farda da BRIOSA,

    ResponderEliminar
  15. Ola amigos.
    quem foi o autor de colocar aquelas fotos?
    Que saudade daquela Nocal......
    Sou o 16202, e na foto estou com uma garrafa na mao.
    Um abraço para todos .
    Alguem tem a foto da Marginal?
    a que saiu no NOTICIA?
    Creio que a visionei num outro artigo, que nada tem a ver com a Marinha,mas tenho duvidas,gostaria de trocar impressoes com algum de nós que estivemos naquele celebre desfile.
    Saudaçoes
    F. Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. Olá Fernando, sou o Páscoa, o que está entre o Borges e o civil da Nocal, estas fotos são minhas, tenho tamb outras do desfil na marginal, que saudades daquela rapaziada, da Nocal e daquelas ameijoas da praia da Ilha do Cabo, do pires do camarão no café junto ao Comando Naval e até das negrinhas, agora estou longe vivo na Figueira da Foz, com as pernas mais pesadas e os braços já sem forças para ir a nado!
    Um grande abraço para ti Fernando

    ResponderEliminar
  17. Olá malta da 1ª companhia eu sou o Sousa (olhão)gostaria de saber como está a malta que esteve comigo em Angola 1962/64.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Olá pessoal da 1ª companhia eu sou o Sousa (Olhão)do 1º pelotão,gostaria de saber como vai a malta que esteve comigo em Angola 1962/64.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. esqueci um permenor o meu nr.15640

    sousa

    ResponderEliminar
  20. É bom ver que ao fim de 3 anos ainda por aqui aparecem comentários a esta mensagem sobre a Companhia 1, a primeira a marchar para Angola na primeira metade de 1962.
    Grande parte da Companhia era formada pelos grumetes da escola de Setembro de 1961, tal como acontecia com o 15640 do comentário que antecede este. Alguns desses filhos da escola viriam a juntar-se a mim na comissão que fiz em Moçambique, na Companhia 8. Estão neste caso o Viseu (7600.61), o Arlindo (7847.61), o Teles (7727.61) e (parece-me que também) o Tabaco (7313.61).
    Destes 4 posso dar notícias por terem pertencido à minha guerra. O Viseu (meu amigo de aventuras porno) está em Luanda a viver com uma negrinha. O Arlindo mora em Lisboa e o Teles no Barreiro. Quanto ao Tabaco já emigrou para as verdes pradarias de Manitú.

    ResponderEliminar
  21. Ola rapaziada
    é bom ir vendo aparecer por aqui a malta da comp. 1.Pena que nao apareçam mais
    um abraço para o Pascoa e um pedido ao Tintinaine. O Arlindo ainda esta nos tribunais?
    um abraço para todos
    Fernanndo

    ResponderEliminar
  22. para o (anonimo) SOUSA de OLHÃO! é bom que apareça por aqui, deve haver mais umas reliqias por aí,daqui o MONTIJO: 15670, manda-te um grande ABRAÇO!!!! VAI APARECENDO,vou enviar ao TITINAINE uma foto que vais recordar!!!!

    ResponderEliminar
  23. Olá Rapaziada Filhos da escola finalmente que encontrei este blogue,eu sou o Mário 16148 - 7821 reconheçome amim assim como alguns dos nossos camaradas da fóto na Nocal 3-Poltão com o sargento Roldão e o Tenente Diniz certo? bons tempos ! quanto aus filhos da escola na fóto, reconheço alguns,mas o nóme não me lembro o nosso comandante éra o 1-tenente Pires Dias , Commmmpannhia , ainda se lembram? ainda se lembram da estória da granáda quando estavamos na constroção do posto do Puélo , eu fui um dos aingidos .Gostaria de ter noticias dos camarádas . Um Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Olá rapaziada dos bons tempos,filhos da escola de Setembro de 1961 e ilementos da 1- companhia de 62-64 em Angola é bom ver e saber que alguns de nós ainda vamos estando para as curvas,como o Fernando Gonçalves, óla Fernando reconheçote perfeitamente com a garrafa da Nocal na mão,eu sou o Mário 16148 alem de ti Fernando reconheço alguns camaradas mais na fotografia mas o nome não me lembro ,lamento,mas como sabes a idade não perdoa.Um abraço e vótos de boa saude para ti assim como para todos os ex.da 1-companhia .

    ResponderEliminar
  25. Ola Mario
    Grande satisfação por ter noticias tuas.Foi o acaso que encontrei este blog e por acasoi estao a aparcer amigos´, embora outros estejam a partir.
    É a lei da vida. Deixa noticias e um contacto,gostaria de te ver, depois de tantos anos.Meu contacto;
    966028716.Um grande abraço
    Fernando

    ResponderEliminar
  26. teofilo sousa estive na primeira
    companhia 1961 e queria mandar fotos
    gostava de saber como enviar
    meu Email nsousa900@hotmail.com

    ResponderEliminar
  27. boas só da primeira companhia de 1961 tenho foto para mandar gostava de saber como enviar
    o meu Email é nsousa900@hotmail.com

    ResponderEliminar
  28. ola Querido, bom dia
    Ja em tempos respondi á tua mensagem, mas nao a encontro publicada.Como sou um zero nos computas, talvez tenha feito asneira ao responder.Volto a insister na esperança que desta chegue esta mensagem ate ti.
    Um abraço para o Pinho e o Braulio
    A todos os ex da CFz Nº1 uma forte abraço
    Fernando Gonçalves

    ResponderEliminar
  29. Olá Fernando!
    Para saberes mais notícias do Páscoa, ou Querido, vai ao meu Blog: "Figueira Minha", ou por E-Mail: antoniopquerido@gmail.com

    Com um grande abraço da Figueira da Foz.

    ResponderEliminar
  30. boa tarde.
    chamo-me Nuno Pimpão e sou filho do vosso camarada 16189: PIMPÃO. ele mora na zona de Penacova Coimbra e gostava de ter contacto com camaradas da 1º companhia de fuzileiros.
    o meu mail é: nunopimpao@hotmail.com
    abraço

    ResponderEliminar
  31. Olá Nuno
    Enviei-te uma resposta por mail. Aguardo que respondas e depois continuaremos a conversa.
    Abraço

    ResponderEliminar