nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Perigo, hipopótamos!

...oOo...
A minha esquadra, comandada pelo Ten. Ribeiro, em patrulha no rio Incomáti. O Brandão, o Gato, o Neiva e eu próprio perdidos no meio de uma enorme manada de hipopótamos, sem medir o perigo que corríamos.
São herbívoros, não representam qualquer perigo para nós, dizia eu armado em conhecedor da coisa. Nada mais errado. Este animal, quando perturbado no seu meio natural, pode ser extremamente perigoso.
Numa das corridas, rio acima, já sem a presença do Ten. Ribeiro tomei eu conta do leme, visto ser o mais antigo. Numa viragem brusca, a alta velocidade, projectei o Zé Carlos Gato pela borda fora. Com a embalagem que levava, andei quase 100 metros antes de conseguir dar a volta e recolhê-lo. Felizmente não houve qualquer problema. A G3 tinha ficado no fundo do bote, ele manteve-se à tona de água até eu chegar ao pé dele e os "bichinhos" que andavam por ali, só com a cabeça fora de água, não lhe ligaram pevide.
Acabou tudo em bem, com o Gato todo encharcado e nós a gozar com o aspecto dele. Para nossa sorte o Ten. Ribeiro não era homem para encrencar a vida de ninguém e não me atribuíu qualquer responsabilidade pelo acontecido.

3 comentários:

  1. Também jacarés e crocodilos e eu armado em navegador solitário a remar sentado num tronco de àrvore preparado para o efeito pelos negros, hoje quando me lembro disso fico com os pêlos todos em sentido, mas nesse tempo era fuzo no activo claro!
    É bom recordar não é verdade(TINTINAINE)?

    Páscoa

    ResponderEliminar
  2. Ingenuamente, também eu na altura pensava que estes bichos enormes e bonacheirões até eram amigos do homem! Mais tarde nos programas da “National Geographic” apercebi-me que são monstros que não estão para brincadeiras, que nem os crocodilos querem nada com eles. Logicamente que, como todos os seres viventes do nosso planeta azul têm e devem ter todos os seus direitos, logo a gente não lhes pise o pezinho; para evitar conflitualidades.

    ResponderEliminar
  3. Por falares em remar, lembro-me agora que ainda não publiquei aquela tua fotografia na piroga do lago Niassa.
    Vou fazê-lo de seguida.

    ResponderEliminar