nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 9 de maio de 2010

As discrepâncias!

Esta semana enviaram-me por mail a cópia da Revista da Armada Nº 202, de Agosto de 1988. Suponho que o objectivo era dar-me a saber o conteúdo da página 18, ou seja um artigo sobre os «Marinheiros Mortos em Combate na Guerra Colonial».
Li com toda a atenção, tanto a peça introdutória como a lista de todos os nomes ali mencionados. Como é lógico fui à procura dos nomes que conheço e que esperava ali encontrar, mas não constavam da lista. O meu interesse neste assunto divide-se em três ordens ou categorias. Aparece em primeiro lugar tudo o que diga respeito ao pessoal da CF2. Em segundo lugar, todo e qualquer um que pertença à minha incorporação na Armada, Março de 1962. E em terceiro lugar, todos os fuzileiros em geral.
Entre os nomes que aparecem na revista acima mencionada, encontrei dois filhos da minha escola, o 16607 Libânio Amorim e o 16639 Almeida Amaro. Este último não consta da Ordem de Serviço em que veio publicado o nosso Juramento de Bandeira pelo que pressuponho tratar-se de um fuzileiro reconvertido de outra classe.
Segundo o livro do Comandante Sanches de Baena, há 6 filhos da minha escola mortos em combate. A saber:
16607 - Libânio Amorim
16620 - Manuel Ribeiro
16635 - Miguel Silva
16788 - Alberto Fernandes
16839 - Vitorino Campino
16878 - José Reis
E fico a pensar com os meus botões - quem escreveu a notícia na Revista da Armada tinha maiores ou menores possibilidades de pesquisar os documentos, onde constam estas ocorrências, que o comandante Baena? Porquê tão grande discrepância?
De facto, na Revista da Armada, falam em muitos outros mortos por doença e/ou acidente, cujos nomes não aparecem relacionados. Mas será que quem morreu desta maneira não merece figurar a par com os outros, uma vez que foram as contingências da guerra que os levaram até ao Ultramar e lhes traçaram o fatídico destino?
Para além disso, iria jurar que vi o nome do 16878 - José Mariano Reis afixado no Mural dos Mortos junto à Torre de Belém. Com a avaria do meu computador perdi as fotografias que lá tirei, mas vou dar uma vista de olhos nas que publiquei em fins de Setembro do ano passado e colocarei aqui, mais tarde, um comentário sobre isso.

1 comentário:

  1. http://valedezebro.blogspot.com/2009/10/filhos-da-minha-escola-sacrificados.html
    No link acima podem ver-se as fotos perdidas.

    ResponderEliminar