nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 10 de outubro de 2010

Voando sobre Moçambique!

Secção de Fuzileiros da Companhia 8

Se calhar foi um tremendo erro a decisão de alojar os fuzileiros na Radio-Naval da Machava. Mas quem diz que a História não é uma sucessão de erros que vivemos para reparar?
Se os fuzileiros foram para Moçambique fazer a guerra e a guerra ficava a dois mil quilómetros de distância, não restam dúvidas que foi um erro. Mas foi um erro que teve, para nós, enormes vantagens. Vivemos meia comissão na capital, andamos a passear de Nord-Atlas (como a imagem documenta) de um lado para o outro, embarcámos nas fragatas para patrulhar a costa, etc.. Se nos tivessem despejado directamente no lago Niassa ou em Porto Amélia, ou pior ainda, em Tete, outro galo cantaria.
Se assim já havia uns tantos apanhados do clima, então é que a coisa se tornaria séria! Precisaríamos de uns quantos Doutores Noivos para nos tratar da saúde!
Felizmente nada disso nos veio complicar a vida e exceptuando o isolamento em que se viveu no Cobué ( o pobre do Lúcio "Padeiro" ficou lá toda a comissão!!!) e algumas operações mais arriscadas, podemos agradecer aos deuses a sorte que nos coube. Outros tiveram um inferno muito pior que o nosso!

Sem comentários:

Enviar um comentário