nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fiquei Boquiaberto!

Por Artur/Leiria












Fiquei boquiaberto! - “ Eh pá, não me digas?!” - “Acredita que é verdade Leiria.” Olho para as pernas dele vejo umas pernas tão magras que se ao acaso tivesse passado por Guimarães éra de esperar o que poderia ter acontecido. - “Então tu correste Portugal de norte a sul?” Perguntei eu. - “Claro pá, não tenhas dúvidas.” Fiquei boquiaberto, - “ sempre a correr?” -“Claro, já te disse.” Neste momento entra a esposa no programa: -“Come, come, I will show you.” Lá vai a senhora com seu sotaque bem à sul-africana casa fora e eu atrás. - “Here, look, look?” Dou-me com medalhas e diplomas na parede a comprovar o que ele estava dizendo… e este repórter de meia-tigela, que nem sequer uma foto tirou, mas que dois sopapos bem merecidos… Volto para a cozinha e a conversa continuou. - “Ainda há mais; quando estive no Canadá envolvi-me numa corrida de Nova York a São Francisco da Califórnia que são uns tantos - não lembro o número que ele disse - milhares de quilómetros” Fiquei boquiaberto! Mais uma vez olho para as pernas, porque estava de calções, e apercebo-me que os gémeos, ou seja os músculos das barrigas das pernas, já os seus sessenta e nove anos vividos, os tinha emoldurado ao ponto de não serem reconhecíveis!

Faz-me recordar o filme “Forest Gum” com Tom Hanks, passado na tropa dos E.U. em que ele faz um papel mais ou menos como o nosso “31” que o sargento lhe baralhou as mãos e depois perguntou-lhe qual era a mão direita e ele respondeu, que não sabia, porque o sargento lhas tinha baralhado… Pois o “Forest”, do filme atravessou a América a correr noite e dia, que nem um desgraçado, sobe os aplausos do povo que, com sucesso, o incitaram a correr como um louco varrido!

Pelo que me apercebo, o nosso herói  do Algarve poderia descansar a correr, comer e beber a correr, dormir a correr; necessidades biológicas não porque seria feio e mal cheiroso. Ora ali estava um homem, que se tivesse tido ajuda com o lançamento no mundo do atletismo, o seu talento poderia tê-lo levado muito longe, mesmo com as barrigas das pernas diminutas! Teria sido talvez, o elemento denominador para se ter fundado uma maratona, possivelmente com o nome de “Maratona de Portugal” e esta hoje fazer parte do “Guiness; World Book of Records”!

Para fazer um ponto final neste meu pensamento, fiquei boquiaberto uma vez mais, quando ele disse: - “Leiria ainda à mais: aqui nesta terra fizemos uma corrida de 24 horas, onde tive gente sempre a correr ao meu lado, só que eram sempre caras novas porque as outras já se tinham tornado velhas para continuarem, nem um conseguiu acompanhar cá o rapaz, e foram só 24 horas.”

E esta, camaradas?! Não fiquei só boquiaberto, fiquei perplexo, pasmado, espantado, admirado por saber que o SENHOR CAMARADA, JOÃO CAMARADA foi precisamente quem me deixou boquiaberto, perplexo e…

Foto # 1 Filho, Camarada e Florival cabo FZ
Foto # 2 Minha mulher, eu e Camarada 
Foto # 3 Eu, no meio do casal   

2 comentários:

  1. Também eu fiquei boquiaberto quando o J. Camarada me contou este feito no nosso primeiro encontro.
    Na nossa comissão em Moçambique, partilhámos várias situações e contribuí decisivamente para o juntar à sua esposa sul-africana.
    Acontece que após 1965 lhe perdi o rasto até o reencontrar em 2008 e tinha curiosidade em saber como tinha decorrido a sua vida.
    Confesso que quando me contou a sua odisseia fiquei maravilhado.
    O nosso Camarada tem histórias dignas do Guiness.
    Um abraço amigo Camarada.

    ResponderEliminar
  2. Grande JRSilva!
    Segundo o que escreves também te sensibilizou o artigo acerca do grande camarada; Camarada! Olha que não é para menos! Quanto à sua vida particular; no aspecto financeiro, como a muitos de nós, não foi mar de rosas. Quando esteve no Canadá, que foi com contrato de trabalho por intermédio da companhia onde ele trabalhava, penso a da África do Sul; tentou legalizar-se no Canadá mas não conseguiu. A esposa que é mulher de guerra, também não tem gozado da melhor saúde, mas como é de guerra vencer sempre, faz parte do seu lema! O filho casado na África do Sul, que não fala português, pretende radicar-se em Portugal. É assim, o mundo é mesmo pequeno, mesmo com os seus 40 mil km de perímetro, nos dias de hoje!
    Um abraço!

    ResponderEliminar