nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comemorações do 25 de ABRIL de 2010!

O Meu Portugal

Numa conotação negativa é impressionante o descalabro que vem grassado o nosso Portugal nos últimos 36 anos! País tão querido no seu físico, mas tão desmotivante no político-social. Somos um povo oriundo de povos tribais de vários enclaves europeus, mas com a predominante incidência do povo árabe. Aí, são, denotáveis as nossas características físicas, mas muito em especial as psíquicas que fazem de nós um povo humilde de aparência - quando na realidade somos monstros de ganância! Povo de contrastes: de heróis ou covardes; de princípios ou sem eles; religioso ou ateu; moral ou imoral, onde o desrespeito pelo seu semelhante é bem evidente. Cada um é por si só, saltando por de cima do seu irmão para atingir os seus fins! Não há amor, não há solidariedade, não há complacência para com seus congéneres...! Sou de opinião, amigos, que se quereis fazer bem, fazei-o, mas se não quereis fazê-lo , pelo menos não deveis fazer mal.
Vem isto a propósito, como comentário, ao extraordinário artigo no blogue da Companhia do Tenente Tavares Costa! Eu, que ando por terras da imigracao há mais de quatro décadas, que infelizmente me tenho alheado um pouco à vida da Nação, é um artigo destes que me desperta para a realidade dura que os portugueses vão atravessando! Que mal fizemos nós, para continuarmos a ser um povo sofredor, que até uma vez, soubemos dar Novos-mundos ao Mundo?
Com 25 de Abris ou sem eles, a nossa fatalidade parece estar talhada?! Que infelicidade! Até quando Bom Deus, até quando? 

3 comentários:

  1. Boa pergunta Leiria, até quando!...
    Vê-se com agrado que tens em boa conta o teu país e os teus amigos e que "sofres" à tua maneira e com alguma mágoa o que de menos bom vai acontecendo neste lindo rectângulo do Ocidente Europeu!
    Em boa verdade, somos um povo com longa história, mas a quem sistematicamente têm usurpado valores que não permitem a seguir solidificar um carácter forte e coeso, em torno de uma personalidade distinta como povo!
    A começar por uma religião católica em tudo subserviente a um Vaticano que muito contribuiu para que quase sempre nos submetêssemos e até aos dias de hoje, como há poucos dias se viu, leu e escreveu...
    Com o 25 de Abril, perdeu-se a grande oportunidade do nosso tempo, até porque o mundo e principalmente a Europa viviam um período fantástico, mas foi visível a união, mais uma vez, desta igreja milenar e retrógrada, com todos os seus e nossos bem conhecidos servos, que tão solícitos e bem vestidos se apresentaram em público a BAJULAR o papa Ratzinger, da mesma forma que o haviam feito durante o reinado do então papa polaco!
    Um povo massacrado desta forma tem grandes dificuldades em se libertar por si próprio, porque foi talhado para acreditar em milagres e a prova disso é que quando acontece uma DESGRAÇA natural como a da Madeira, muitos populares se apressaram a dizer que até terão acontecido vários milagres...
    Entretanto, os indicadores perspectivam que nas próximas gerações a coisa irá levar uma transformação, porque o isolamento não será mais possível e a taxa de analfabetismo já não é a que se verificava nos anos setenta...
    Depois é impossível esconder às gentes do futuro o que foi a nossa História e as fragilidades que sempre nos acompanharam e nos manietaram, e é disso que têm de tratar, sem complexos, e sem vergar a espinha por tudo e por nada!
    Será que isto é uma tarefa impossível para os portugueses do futuro?...
    Se nós que nascemos e crescemos com o Salazarismo, com algum sacrifício e empenho já conseguimos visionar que é possível e necessário aprender com os erros para não os repetir, muito mais e melhor poderão fazer os que nos irão suceder!
    Os dados apontam para que acreditemos, amigo Leiria!
    PIKÓ

    ResponderEliminar
  2. Até quando o povo Português puder suportar, esta dádiva nos trouxe o Abril/74 e não esqueçamos que somos um País na linha da frente no que diz respeito à nova lei promulgada ontem pelo P. da R. e nos vencimentos dos gestores, etc.Não há que desanimar ainda há muitas asneiras em que seguimos na frente da Europa e talvês do Mundo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigados amigos, pela apreciação.
    Bem evidente, o que vos vai na alma também!
    Estas são na realidade questões que nos afectam o espírito ao saber que nosso país vai enfrentando tribulações que são “men-made”!
    Não haja dúvida que não há moral quanto aos corações duros dos políticos que usam e abusam dum país pobre mas nobre!
    Oxalá os cidadãos não se deixei levar por conversas, de bom vendedores da banha, quando na realidade não passa disso!
    Milagres só de Deus… Promessas; baratas, só dos homens.
    Vejam só como o novo “leader” do PSD já anda a pedir desculpa ao povo pelo que mentiu!? Aqui não há remédio, a não ser o povo que usa o jornal para outras coisas em vez de o ler, que o venha a fazer…
    Oxalá o saibam ler…
    Oxalá saibam escolher quem nos governe...

    ResponderEliminar