nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Guiné e o Verde!

Tenho que desafiar o Agostinho Verde (Cabo Fuzileiro) e o Rafael (Sargento Fuzileiro) a escrever qualquer coisa sobre a Guiné. Eles viveram a experiência de uma comissão naquele território nos conturbados anos de 1966 e 1967 e terão, com toda a certeza, histórias para contar. E têm também, o que não é menos importante, habilidade para escrever, coisa que infelizmente não acontece com todos.
Acabei de ler, há pouco tempo ainda, o livro do José Talhadas que relata a sua vida de fuzileiro e, em especial, a sua passagem pela Guiné. Eu sei que há centenas de histórias com tanto ou mais interesse que a do Zé Talhadas, só falta quem as traga a público.


Neste blog fala-se muito de Moçambique porque foi lá que eu passei o meu tempo de Marinha. Mas gostaria de ver aqui relatadas coisas passadas na Guiné ou em Angola. O que mais há é gente que passou ali as "Passas do Algarve", só falta dar-lhes voz e fazê-los aparecer para contar aquilo por que passaram.
O Rafael, por exemplo, fez comissões nas três Províncias Ultramarinas. De certeza que tem passagens desse tempo que davam para escrever um livro de 500 páginas.
Vamos a isso Rafael?
O Agostinho anda um tanto ocupado com os estudos, este ano, mas não há-de faltar ocasião para dar aqui o seu contributo. É uma questão de esperarmos por ele. Não é, amigo Verde?

4 comentários:

  1. 1962/1965 - Moçambique;
    1966/1968 - Guiné;
    Oportunamente, com apetite
    Porei uma história de pé...

    ResponderEliminar
  2. Sabes Agostinho eu tive dois Irmãos na Guiné e um deles chegou por volta de 66 a 68. Era da Companhia do Padre Mário de Oliveira "O Padre da Lixa"
    O primeiro a ser expulso da Gui~´e e que mais tarde veio a ser preso pelo regime fascista.

    ResponderEliminar
  3. Boa Agostinho!
    Ficamos à espera e sem pressionar!
    Percebi aonde quer chegar o Carlos, porque aparecem livros publicados por gente que nem sequer lá estiveram, o que mal se compreende...
    Ora, quem viveu as situações e tem a arte de saber comunicar, deverá fazê-lo, mesmo que tenha uma visão que não agrade a "gregos e a troianos"...
    Os homens e mulheres deste país devem ter a sua própria opinião, porque a Democracia não agradece, claro, mas APROVA!
    Um grande abraço de incentivo ao amigo Verde!
    PIKÓ

    ResponderEliminar
  4. Поздравляю вас Старо-Новым годом, желаю вам в новом году успехов и спасибо что вы находите время поддерживать ваш замечательный блог!

    ResponderEliminar