nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Homens da luta falham final, pá!

'A Luta é Alegria' não convenceu a Europa e nem a energia e o entusiasmo – indiscutíveis – que os Homens da Luta usaram na sua interpretação lhes valeu. Nem tão-pouco os cartazes com o título da canção escrito em várias línguas – tal como tinham prometido.
Jel, Falâncio e companhia não estarão na final da Eurovisão 2011, no próximo sábado, em Düsseldorf, na Alemanha, e voltam para casa mais cedo do que sonhavam. Eles e muitos portugueses com eles, pois este acabou por ser um dos concursos da Eurovisão que mais interesse suscitou em Portugal.
A polémica envolveu os Homens da Luta desde o primeiro momento, pois o sistema de votos foi fortemente contestado. Mas foi esse mesmo sistema que vigorou ontem na Eurovisão - onde nem sequer o número de votos do júri e do público foi divulgado.
De resto, numa semifinal bastante monocórdica - com a maioria das canções a soar um bocado ao mesmo - passaram à final dez canções: Sérvia, Lituânia, Grécia, Azerbeijão, Geórgia, Suíça, Hungria, Finlândia, Rússia e Islândia. Afinal, gostos não se discutem. Isto a somar-se aos cinco países apurados ‘automaticamente', realizando-se outra meia-final hoje. Desde 2000 que Espanha, França, Reino Unido e Alemanha passam sempre à final, seja qual for a qualidade da sua canção, e este ano a Itália juntou-se à lista dos privilegiados. Chamam-lhes os Big Five (cinco grandes em tradução literal). Até à hora de fecho desta edição, Jel ainda não tinha comentado a derrota.

(Já lá vão muitos anos que o Festival da Canção, quer em Portugal, quer extramuros na Eurovisão, deixou de ser um Festival para se tornar num circo ou pior ainda numa autêntica borrada. Penso que um Festival dessa conjuntura, deveria relacionar-se com as ditas canções e nunca com espectáculos de pinotes e palhaçadas mais que nojentas para o mundo ver e apreciar... E, queriam os nossos representantes nesse Festival, chegarem a uma final com tanta estupidez e ignorância? Deixemo-nos de sonhos!)

4 comentários:

  1. O que custa mais, é verificar que este grupo que representou a R.T.P. no festival da Eurovisão, até são Pessoas inteligentes, sabem o que dizem ao contrário de muitos que por aí andam, mas depois espalham-se ao comprido ao apresentarem neste triste espetáculo, enfim eles lá sabem com que linhas se cozem.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. Aquilo é coisa para consumo interno. Fora daqui ninguém entende o significado da crítica. Foi pura perda de tempo!

    ResponderEliminar
  3. Também o comentário que aqui deixei ontem se evaporou!
    Dizia eu que este tipo de música só serve para consumo interno. Foi uma estupidez nossa deixá-lo representar a RTP naquele certame.
    Acho que há regras que devem ser impostas e respeitadas para se poder concorrer a estas coisas. Nem qualquer palhaçada serve para nos representar no estrangeiro.
    Quero, no entanto, acrescentar que foi o pior ano da Eurovisão a que me lembro de ter assistido. Uma música pior que a outra!

    ResponderEliminar
  4. Em parte até acho que foi um pequeno êxito para as cores de Portugal, porque pelo menos teve o condão de pôr os portugueses a ver e a comentar o intitulado festival da Eurovisão, coisa que só aconteceu nos já longínquos anos sessenta e setenta, quando ainda éramos quase todos muito pobrezinhos... Com o passar dos anos, nunca acertamos o passo musical, creio com ninguém e que esperávamos?!... Entendo para mim, que este conjunto musical de jovens portugueses brinca bastante com a situação a que o país terá chegado e quem quiser retirar ilacções que o faça... Parece, todavia, que o panorama por essa Europa fora, com as bandas e intérpretes também destoou bastante e isso parece revelar a verdadeira mediocridade de uma Europa, com Rússia incluída, que parece "fugir" de um caminho que já teve grandes líderes e grandes projectos! Que se passa com esta Europa meio tonta, meia distraída?! Será só na música?!

    ResponderEliminar