nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Almada

Carlos Alberto Nunes Ferreira, nº 15 555, o Almada, é fuzileiro especial de raiz. Refere sempre isso com orgulho porque fez parte do 1º Curso dado na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro. Frequenta depois um 2.º curso, ainda com o Comandante Pascoal Rodrigues, e integra o 4º Destacamento que vai para Angola. Quando regressou a Lisboa e à Escola de Vale de Zebro foi nomeado instrutor dos fuzileiros. Para o Almada era de facto a carreira de militar e de fuzileiro que gostava e desejava seguir na vida. Mas também tinha outros amores: as mulheres! Uma delas levou-o ao matrimónio e para tal teve que abandonar a Marinha porque não lhe foi dado autorização para casar. Era assim os regulamentos da época…
Foi depois como civil para Angola. Trabalhou numa grande empresa, desempenhando com êxito cargos de chefia.
Depois do 25 de Abril regressou a Portugal, ao serviço da mesma multinacional, até que constituiu a sua própria empresa com um grande sucesso. Essa é uma história que o Almada contará, de forma romanceada, qualquer dia!
Mas é do Almada que adorava comer batatas fritas, sorridente, bem-disposto e vaidoso, de ontem e de hoje, que dedicarei estas linhas. Do Almada homem de acção, de um verdadeiro líder, mas também de uma grande generosidade e de sentimentos. Do Almada que não tem vergonha da vida nem dos tempos difíceis por que passou e que continua a olhar o futuro de frente e com esperança. Do Almada que nos reuniu a todos e que graças a ele foi possível restabelecermos os contactos e as amizades entre filhos da escola e camaradas da nossa juventude. Do Almada amigo e com quem se está com prazer e com alegria de viver. Reconhecer-lhe esse mérito e capacidade é não só justo como fica bem a qualquer amigo.
Álvaro

2 comentários:

  1. É verdade Alvaro!
    Graças ao Almada concegui reencontrar-te e tantos outros camaradas ao cabo de 40 anos.
    Já tinha ido a Portugal 3 vezes e só tinha conceguido contacto com o Vitorino, Santinhos,Sinais, Cezar e mais 2 ou trez na escola que agora nao me recordo nomes.
    Obrigado Almada

    ResponderEliminar
  2. Olá, Agostinho!

    É verdade, e nós gostamos da verdade. O Almada foi o promotor e o responsável pelos momentos de confraternização que temos passado e pelos encontros que realizámos.

    Um abraço

    ResponderEliminar