nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coisas Descabidas!





Por Artur/Leiria

Com certeza que muitos de vós camaradas, da passada vivência dos anos quarenta, deve conhecer o madeirense Joe Berardo; uns dos homens mais ricos em Portugal presentemente! Como podem apreciar nas fotos inseridas, demonstrando a extravagância dum homem com dinheiro! Estas são algumas estátuas, entre centenas da arte chinesa, numa quinta que ele tem em Bombarral. Quando pela minha primeira vez a visitei, entrada gratuita, curiosamente perguntei a uma cachopa funcionária na sua loja de vinhos: quem era tal homem para mim misterioso, respondeu-me com esta versão. José Berardo, nascido na madeira nos anos quarenta como nós, com a tropa e a África à sua espera, pediu ao pai para o ajudar na compra dum barco para fugir à tropa em Portugal. O pai concorda e ajuda-o, metendo-se este à sorte por esse mar fora e, ao que parece vai parar à África do Sul. Aí encontra uma mina de ouro abandonada a qual despertando-lhe curiosidade e interesse compra-a por tuta e meia e passa ele a explorá-la. Tem sucesso na sua exploração e com dinheiros adquiridos da dita passou a investi-los em hotéis e acções em grandes companhias a nível mundial. Se estou ou não correcto não sei. Simplesmente passo a palavra que me foi transmitida. Mais ainda, é me dito que, só no transporte das estatuas da China para Portugal o custo foi duma módica quantia de 6 milhões de euros. Não sei se será possível pesquisar algo acerca da vida deste homem na Net mas em todo caso é coisa que pretendo fazer logo tenha tempo e paciência porque acho ser de extraordinária relevância! Direi que valerá a pena dar uma visita à quinta, porque é bom ver tão descabido mas belo empreendimento!


7 comentários:

  1. O Joe Berardo é homem muito rico e também muito conhecido em Portugal.
    Tem feito grandes negócios e perdido muito dinheiro com a actual crise, mas ainda continua um dos homens mais ricos cá do burgo.

    ResponderEliminar
  2. Herói! Já reparaste que os últimos artigos meus no EF deixaram de ficar registados no endereço de entrada! Presentemente está lá: “Há 1 semana.” Que dizes, será a doença do Alzheimer que já começou a amarinhar pelo blogue adentro?
    Mistérios! Mistérios!...

    ResponderEliminar
  3. Deve ser um problema pontual do Blogger, pois está a acontecer um pouco por todo o lado.
    A minha página de entrada também não faz o display dos comentários recebidos, o que me deixa um pouco às escuras.
    Isto costuma acontecer de vez em quando e depois entra tudo nos eixos.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Leiria
    Sou natural, e, tenho habitacão, onde me desloco semanalmente, numa terra a cerca de dez quilómetros desse local que visitou; a verdade é que já tinha ouvido falar das estátuas, mas ainda não tinha feito uma visita ao local.
    O seu artigo aguçou-me a curiosidade e na quarta-feira fui lá, só que escolhi mal o dia e fartou-se de chuver, mas deu para ver que há ali muita massa espalhada naquela imensidão de terreno, mas não deixe de ser digno de se ver.

    Um abraço

    Virgilio Miranda

    ResponderEliminar
  5. Ao tomar conhecimento neste post da existência de tal quinta propriedade do magnata madeirense, fique cheio de curiosidade e tenho de programar uma visita àquele local numa próxima deslocação para aquelas bandas.
    Mas o que me deixou mais embasbacado foi o facto de só tomar conhecimento desse local através do nosso conterrâneo, ausento no Canadá.
    Confesso que várias foram as minhas deslocações por aquela vila e não tinha conhceimento da existência do referido local.
    A net tem destas coisas.
    Obrigado Artur Leiria.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Rosa da Silva

    Provávelmente terá passado na estrada principal, e só há pouco tempo é que tem placa indicativa de Quinta de Loridos, que fica a meio caminho entre a estrada que liga Cadaval a Bombarral

    Um abraço

    Virgilio Rosa Miranda

    ResponderEliminar
  7. Eh rapaziada!
    Pelos vistos estou a mexer convosco hei? É preciso um forasteiro trazer-vos destas coisas. Bem certo, santos à porta não fazem milagres, como é uso dizer-se. Possivelmente essa também se aplica no que respeita a Fátima, porque estou por perto, muitos de vós sabeis mais acerca de tão religioso local do que eu. A vida tem destas coisas, sempre a aprender… Agora vejam as fotos que eu vou publicando no meu Windows Live, o que podem entrar pelo Espaço do Carlos. Curiosamente que foi o Carlos a dizer para começar a publicar umas fotos, olhem que até Toronto me parece mais bonito agora! Mais uma ferroada que apanhei, que é pior que as droga! Olhem desculpem, já agora um abraçito, está bem? Porque logo havera mais...

    ResponderEliminar