nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Será que somos mesmo burros?

Como estão os nossos alunos de 15 anos? Para o Eng.º Sócrates, estão bem e recomendam-se. 
O último estudo da OCDE, conhecido pelo suculento nome de Pisa, revela uma melhoria geral a leitura, matemática e ciências que, na opinião de Sócrates, se deve às ‘aulas de substituição’ e à ‘avaliação dos professores’. Deixemos de lado estas duas últimas fantasias, que no caso em apreço apenas existiram na cabeça do primeiro-ministro. 
Fiquemos pelos números. Melhoraram? Inegável. E inevitável: passar da miséria (em 2006) para a pobreza (em 2009) é, sem dúvida, uma melhoria relativa. Pena que continuemos na pobreza, ou seja, abaixo da média da OCDE. Em matemática, temos 487 pontos; a média é de 496. Em ciências, temos 493 pontos; a média é de 501. E, em leitura, o cenário é ligeiramente menos deprimente: temos 489 pontos; a média é de 493. Por outras palavras: continuamos burros, mas menos burros a fazer o básico. Nada disto devia ser motivo para festejos, excepto para quem se contenta com um pouco menos de analfabetismo, utilizando esferográficas modelo "bengala" como se pode verificar por baixo do texto.


Ó égua, vê lá se te levantas porque o trabalhinho é feito de pé...

“Num golpe de magia à Sócrates sumiu-se o analfabetismo funcional."

5 comentários:

  1. Quanto ao analfabetismo até acredito que tenhas tido algumas melhorias positivas! Já quanto à pobreza foi o inverso, caminhamos a passos largos para a miséria?
    O pior ainda não chegou!
    Só no próximo ano é que vamos sentir os efeitos negativos das medidas de auteridade anunciadas pelo governo, após entrarem em execução. A vida parece estar boa é para o burro?

    ResponderEliminar
  2. Foi uma bênção para Sócrates, esses números positivos sobre a Educação, o Homem não se cala desde que que isso veio a lume, hoje na Assembleia estava todo inchado, parecia que tinha um rei na barriga, claro que também fico satisfeito sempre que há notícias positivas sobre o nosso País, mas neste caso não sei se será caso para tanto foguetório, a ver vamos no futuro se vamos ter que ir apanhar as canas destes foguetes.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  3. A proposito de burros: uma miuda vai passeando com o pai em plena campanha, nisto suge um burro de pau feito e vai a menina com um ar admirativo pergunta; pai o que é aquilo que o burro tem pendurado ? E uma doença minha filha !...

    Passados alguns dias (passando pelo mesmo iteneràrio) ela faz a mesma pergunta à mae. A mae embaraçada nao responde. Vai a filha diz: o papa disse que é uma doença! Oh querida, como a mama seria feliz se o teu pai tivesse aquela doença!

    ResponderEliminar
  4. Para o Ex-Fuzo quero deixar aqui um recado.
    Já tratei de tudo aquilo que combinamos!

    ResponderEliminar