nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um gigante meio adormecido...!

Pouco e pouco vêm tomando conta do Ocidente. Eles não têm pressa. Andam de vagar, de mansinho, como é norma dos asiáticos. Não gastam uma bala para vencer uma batalha, a batalha da economia e da sobrevivência. Hão-de vencer a guerra, que se instalou nos meios ocidentais, a guerra dos bancos, dos extorsionários, dos parasitas que se vêm instalando nas estruturas dos estados europeus e nos estados americanos.
Já têm a seu favor as grandes dívidas dos estados soberanos, das democracias ocidentais. Da sua dívida externa. E agora até Portugal, aonde já se instalaram sem grandes dificuldades, com o seu pequeno comércio, como que embaixadores do grande país que é a China. Compram tudo, navios, estruturas ferroviárias, fábricas de automóveis e fabricam cidades à boa maneira ocidental de um dia para o outro. Constroem pontes e aeroportos, estradas e grandes vias de comunicação, como nunca se viu num país considerado até há poucos anos como atrasado e sem cultura. O seu exército, a sua marinha e a sua aviação são dos maiores e melhor apetrechados do universo em que vivemos. Os estados que consideravam este país como o estado comunista, inimigo público nº1, vêem agora nele a salvação das suas economias e penhoram os seus interesses, vendendo as suas dívidas, para poderem sobreviver. Já tem a seu favor as primeiras doações concedidas pelo Ocidente, na Ásia. Macau e Hong Kong. Só falta saber quais serão as próximas. Não me admiraria que a seguir seja a Formosa... E assim a China, o maior país do mundo, a maior economia, o mais populoso país e o que mais se desenvolveu no mais curto espaço de tempo, será no futuro, o amigo/inimigo, com que temos que contar. Os chineses, como em geral os asiáticos contam com o tempo a seu favor e como diria Péricles «O TEMPO É O MAIS SENSATO DE TODOS OS CONSELHEIROS». E assim tem sido com a China...o tempo conta a seu favor.


José de Viseu

Com garras fortes de dragão
A pouco e pouco nos dominam
Se os deixarmos, nos vencerão
Não descorar a única ocasião
Ao vencer os que não fascinam

1 comentário:

  1. Para eles, é apenas uma questão de cultura, mas para mim (que falo com os meus valores de ocidental) os asiáticos são dos povos mais corruptos que conheci até hoje... Na minha opinião toda esta riqueza chinesa é subsidiada/adquirida por uma grande maioria de cidadões chineses que vivem e trabalham em condições que nem ao Diabo lembra... Quem sair das três regiões especiais que a China tem(Macau, Hong-Kong e Xangai) encontrará uma China rural que muito se assemelha à Idade Média na Europa... Não duvido que a China seja em 15/20 anos uma grande potência económica mas até lá os chineses terão que ganhar prestígio fora das suas fronteiras e decidadamente acabar de uma vez para sempre com o desporto nacional... CUSPIR PARA O CHÃO!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar