nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Onde pára a Companhia Nº 4 de Fuzileiros?

Na esperança de que o Filipe veja esta foto, reconheça algum dos seus velhos camaradas e me ajude a resolver este imbróglio, publico esta fotografia retirada do blog da CF4 cujo link podeis encontrar na coluna da direita deste blog.
O Filipe fez parte desta Companhia que era comandada pelo Tenente Varandas e em que participaram figuras célebres dos fuzileiros, tais como o Sargento Claudino e o Sargento Coisinhas.
Alguém, não sei quem, abriu o Blog da CF4, criou um endereço de e.mail - companhiafuzileiros4@gmail.com - e desapareceu sem deixar rasto. Já enviei várias mensagens para este endereço, mas ninguém responde. Talvez o Filipe me possa ajudar a identificar o autor do blog através da análise das fotografias que publicou, pois acredito que será aquele que aparece mais vezes nas imagens. Valeu, Filipe?

Esquadra de fuzileiros no intervalo para o almoço

Nada como este tipo de vegetação que se vê nesta fotografia para nos trazer à lembrança o Lago Niassa e as suas margens. Calor, melgas, feijão macaco e fome...!

10 comentários:

  1. Uma dúvida:- O Sargento Coisinhas não era da Moita e forcado do Grupo da Moita???
    Ou a memória já não é o que era, ou então era ele que nos organizava para as pegas de cara nas Vacas de Metangula, antes de ser abatidas e encher a barriga do gato ante de nós lhe tratar da saúde e o cozinhar e aproveitar os ossos para a sopa. Era como as cabras em S. Vicente em Cabo verde que até folhas de Jornais comias e quando o Sol era mais forte eram transparentes. Fome eras Maning que passavam.
    Um abraço aos Amigos que comigo lá estiiveram e conviveram.
    O Marinheiro Radarista do Estado Maior da Base Navalem Metangula

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos,creio que nao te possa avançar em tuas pesquisas: pois eu fui da 4° cfz,mas do pelotao dos especiais como nos chamava-vos,estivemos em Porto Amélia,Cobué e depois Metangula,mas eu fui destacado para Nampula e passei apenas dois meses em L.Marques com a companhia completa.Muita malta nao os cheguei a conhecer, pois acompanhava sempre com a seita inicial.

    Quanto ao camarada do blog,sei que se chama Jorge Santos e é o 18/67.
    Ele foi emigrante e teve problemas de saude (avc) e ainda nao està completamente restabelecido.
    Aproveito para lhe desejar um ràpido restablecimento,
    Um abraço e saude para todos
    Filipe

    ResponderEliminar
  3. As Melgas do Niassa armadas até aos dentes com Paludismo eram... a segunda força da Frelimo FDP!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  4. Com que então o Felipe passou a monhé hein?
    Monhés eram os indianos sebentos que proliferavam por Moçambique, verdade? Bem, aqui, o que mais interessa é que o novo monhé, mas limpinho, continue a colaborar para, dia mais dia, conquistar um posto no grupo dos 40 ladrões de Vossa Exa., o Ali Baba das arábias… Como eu no meu inglês e ele no francês, somos cá uns troca-tintas de meia tigela que ainda vamos ser despedidos!
    Não somos pois não comandante?

    ResponderEliminar
  5. Não conheci pessoalmente o Sargento Coisinhas, mas sei que foi um dos fuzileiros do princípio de todo o processo da Guerra do Ultramar.
    Quanto ao Jorge Santos da CF4, lamento saber que a sua saúde não tem sido a melhor e sinceramente espero que um dia melhore e possa ainda dar seguimento ao trabalho iniciado com o blog.

    ResponderEliminar
  6. Olá companhianº4 de fuzileiros
    Eu tambem não conheço a companhia porque tambem fui para porto Amélia Agradecia que organizasem um almoço como nós fazemos no destacamento 13 em angola porque um destacamento é diferente de uma companhia,somos mais unidos
    adeus um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  7. Sabem onde posso encontrar fotografias da Companhia nº 4 e nº10? Sou filha de José Augusto Paraíso Lopes 919/65, como o meu pai ainda não domina a internet escrevo neste blog por ele. Ele está bem, apesar de já ter passado por várias provações de saúde. Gostava de ir a Moçambique e conhecer os locais onde o meu Pai esteve. Têm feito encontros desta companhia?
    Cumprimentos
    mjoaoferlopes@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria Lopes.
    Só hoje vi o teu comentário e infelizmente não sei responder à tua pergunta. Da CF4-68/70 e CF10-71/73 de que o teu pai fez parte nunca vi nada na net.
    Também eu ando à procura de dados sobre os "filhos da escola" de 65 e sendo ele dessa escola talvez possa ajudar-me. Se ele puder telefonar-me (Tel 252 627 112) ficaria muito grato.

    ResponderEliminar
  9. Olá companhia nº4
    Eu não sei mas devia ser eu que abri o blog não tenho a certeza 696
    /64 mas foi nos primeiros pasos na informática.
    Mas eu estive pouco ligado há companhia porque estava adido em Porto Amélia econheço poucos da companhia. e estivi no destacamento 13 em Angola que é diferente das companhias,por isso estou pouco famarilizado com a mesma.
    Envio um abraço para todos...

    ResponderEliminar
  10. Ao fim de quase dois anos esta mensagem continua a mexer.
    Agora é o Manuel Pereira Alexandre (696/64) que faz um comentário dizendo que não se lembra muito bem se foi ele ou não que criou o blog da CF4 no Sapo.
    Eu tanto procurei por ele e agora é que descubro que também esteve no DFE13 com alguns dos filhos da minha escola que pertenceram ao DFE4. Se soubesse isso há mais tempo já o teria encontrado.
    Oh filho da escola, se leres este comentário envia-me um mail para «manaliva@gmail.com» pois preciso perguntar-te umas coisas.

    ResponderEliminar