nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Convívio das Companhias nºs 2 e 8 de Fuzileiros

Caríssimos colegas, caríssimos familiares e amigos (as)
Mesmo depois da efeméride, penso que ficarão bem algumas palavras de gratidão, de apreço, de simpatia e louvor a quem organizou e a quem partilhou, pessoalmente ou à distância, neste convívio.
Os discursos nestas ocasiões, começam a ser difíceis, porque as emoções acrescidas da nossa idade, provocam dissabores e lágrimas, tanto para quem os pronuncia como para quem os ouve. Por essas razões, ficam por fazer e, mau seria que ninguém se alcandorasse a escrever um pouco da história relacionada com este evento.
Quis o destino, que um dia se tivessem formado as Companhias nºs 2 e 8 de Fuzileiros.
Quis o destino, que fosse Moçambique o espaço reservado aos militares que as constituíram.
Quis o destino, que fosse na Armada que se alicerçaram os primeiros passos da militarização dos seus elementos.
Quis o destino, que se criassem amizades duradoiras que são um dos mais belos lemas dos Filhos da Escola da Marinha.
Quis o destino, que hoje, 21 de Maio de 2011, se viessem a reencontrar, mais uma vez, num convívio de manifesta alegria e saudade, expansivas aos familiares e amigos, que se dignaram partilhar connosco tão sublime e tão justa homenagem aos que não puderam vir, aos doentes e aos falecidos.
Quis o destino, que nesta repetição de pleonasmos (Quis o destino), queiramos chamar a atenção daqueles, cuja morte foi o seu destino e de outros que, rotulados de heróis da política e da democracia, nos rejeitaram e rejeitam, pouco ou nada fizeram pelo destino das Forças Armadas, predestinadas ao combate em prole de muitos deles e quiçá em desfavor de outros.
Quis o destino que, pelo menos, nós possamos conviver para recordar ou esquecer, consoante as causas que as memórias ainda sentem ressoar nos tímpanos dos nossos ouvidos como silvos dos tiros inimigos…
Quis ou quererá o destino que, para o ano haja novo convívio, que possamos retemperar os músculos, velhos e ressequidos para responder de novo à chamada: Pronto!
Vivam as Companhias nºs 2 e 8 de Fuzileiros!
Viva quem nos acompanhou, pessoalmente ou à distância!
Viva a grande família naval!
Viva a Marinha!
Viva Portugal!

1 comentário: