nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LFP Saturno!


Não é a primeira vez que falo nesta lancha, mas sei que me vão perdoar por isso. De todas as lanchas que estiveram no Niassa, foi aquela com que eu criei mais laços. Enquanto fui Patrão da «Garota» criei uma certa afinidade com as tripulações das lanchas e fiz alguns amigos. O mais chegado de todos chamava-se João e era Marinheiro Fogueiro na Saturno. Já referi isso aqui mais que uma vez na esperança de que alguém se lembre dele e me dê notícias, pois nunca mais o vi desde que saí de Metangula nos fins de 1967.
Um célebre dia, andava eu ali pelo cais sem saber o que fazer e ele perguntou-me se não queria acompanhá-los numa ida rápida ás Melulucas dar cobertura a uma LDM que ia reembarcar um Destacamento que regressava de uma operação. Respondi-lhe afirmativamente e zarpámos barra fora em direcção ao sul.
Durante o reembarque vi-me metido no meio do maior tiroteio que vivi nos tempos da Guerra Colonial. Os Turras tinham seguido o Destacamento e mal o apanharam dentro da Lancha de Desembarque começaram a disparar com toda a força. Agarrei-me a uma das MG-42 montadas na borda da lancha e esvaziei um cunhete de munições enquanto a lancha executava uma manobra de cobertura passando a toda a força das máquinas entre a LDM e a praia.
Em nenhuma altura ouvi tanta bala a assobiar-me aos ouvidos como nesse dia, mas felizmente não houve acidentes nem incidentes, nem comigo nem com mais ninguém. E assim até dá gosto recordar estas coisas.
Dedico este post aos dois Valdemares, seguidores deste blog. Ao primeiro, o mais antigo, porque adora o Lago e é o marinheiro mais marinheiro que deu à costa neste blog. E ao segundo, o mais marreta, porque gosta da Marinha e dos seus navios e também navegou naquelas águas, tal como eu, e seria muito azar não ter pisado o convés da Saturno, pelo menos uma vez.
Espero que esta imagem traga boas recordações aos dois.

6 comentários:

  1. Se o Rir paga-se para já imposto! eu estava tramado!!! Pois de quando em vez pareço um maluquinho da Silveira a rir-me, a minha Sereia começa logo a dizer que eu preciso de ir ao Psiquiatra que estou a ficar tolo barrido.
    Em curtos passeios, também dei umas voltas nas Lanchas.
    Foi muito bom, espero que o Valdemar Alves também se divirta, tal como eu me diverti. Achei imensa piada à forma hábil como nos metes-te no mesmo saco.
    Um Abraço para vós os dois.

    ResponderEliminar
  2. Linda foto... Como as lanchas não eram exactamente um Paquete cheio de turistas nunca me fixei nos nomes (Hihihi!)... Mas dando uma vista de olhos pelo albúm dou-me conta que tenho fotos da 1136. Assim sendo imagino que tenha disfrutado a LFP... No camarote da prôa!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar
  3. A praia onde ela está aproada é que eu não consegui identificar!
    E vocês? Conseguem identificar o local?

    ResponderEliminar
  4. A minha estreia no Niassa foi na Saturno. Era ótimo no tempo quente porque chegávamos sempre encharcados.
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Olha o Luís! Sejas bem aparecido! Então como vão as coisas aí pelo Baixo Alentejo? Muito frio?
    Olha que a coisa por aqui também está preta, a temperatura está quase nos 0 graus.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Para tua informação Carlos, aqui em Ovar a três quilómetros do Atlântico, as temperaturas já chegaram aos -2 negativos, mas com o avançar da manhã esses valores vão subindo ligeiramente! Imaginemos em certos países europeus e não só...
    Penso que no Niassa (lago) as águas não estarão geladas, tanto mais que as estações são o oposto de Portugal!
    Ou será que houve épocas em que gelaram?!
    Um abraço para a rapaziada!
    PIKÓ

    ResponderEliminar