nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Ossos fortes...

Prevenção é essencial para evitar a aparição da osteoporose.
O melhor remédio para quase todas as doenças é a prevenção. Muitas das “asneiras” que fazemos na juventude acabamos por pagá-las mais tarde. Nunca se esqueça de que o seu corpo tem memória e tudo o que faz vai somando ou subtraindo factores para potenciar algumas doenças que tendem a surgir com a idade.
Uma das doenças mais comuns é a osteoporose, ossos porosos que quebram com facilidade. Existem factores genéticos que podem influenciar a incidência da doença. O género feminino também tem mais propensão, bem como as pessoas de idades mais avançadas. A melhor prevenção para a osteoporose é o consumo de cálcio, e poderá obtê-lo no leite e seus derivados (queijos, iogurtes) e também nos legumes verdes escuros, como espinafres e brócolos. As idades em que a necessidade de consumo de cálcio é mais acentuada é durante a infância e na adolescência, ainda que o consumo seja também essencial na idade adulta.
Para ajudar à fixação de cálcio é essencial ter vitamina D e para que tal aconteça é necessário apanhar sol. O exercício físico é também um dos melhores aliados na prevenção contra esta deterioração dos ossos. As caminhadas e a musculação sem exagero são os exercícios mais adequados para fortalecer os ossos.
Alimentação – Cálcio:
O queijo, os iogurtes, o leite, brócolos, espinafres e outros legumes verdes escuros são alguns dos que mais aumentam os níveis de cálcio, essencial para manter os ossos saudáveis.
Exercício – Bom para os ossos:
A mobilidade é essencial para o ser humano e a prática de desporto ajuda a prevenir todo o tipo de doenças. Para a prevenção da osteoporose as caminhadas são muito benéficas.
Idades-chave – Alguns alimentos:
A infância e a juventude são as idades primordiais para a fixação de cálcio nos ossos.
Vitamina D – Luz solar:
A vitamina D é essencial para fixação do cálcio nos ossos. Uma das únicas formas de obtê-las é através da luz solar, um pouco todos os dias.

P.S: (Isto são apenas alguns conselhos que produzirão substanciais efeitos. Contudo, o melhor remédio é não possuir doenças).

3 comentários:

  1. As doenças são as companheiras inseparáveis do homem.
    Osteoporose, osteoartrose, reumatismo articular, qual delas a melhor.
    Culpa tem o Adão que não soube resistir á tentação e condenou a este fado.
    Agora, o remédio é aguentar!

    ResponderEliminar
  2. Só tenho que agradecer: Obrigado pela consulta, DR.AGOSTINHO!

    ResponderEliminar