nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Preocupações ambientais!

No seu blog, Fuzileiros Aventureiros, o Leiria falou no desastre do Mar de Aral e com isso fez despertar o bichinho que há em mim quando se trata de ECOLOGIA. Hoje em dia, temos que nos preocupar seriamente com aquilo que pode acontecer ao nosso planeta, no futuro. Os riscos são imensos e as políticas de protecção ambiental são praticamente nulas. Se continuarmos assim pode bem acontecer em muitos lados o mesmo que aconteceu no Mar de Aral. Quando ouço os espanhóis discutirem a possibilidade de desviarem o curso dos rios internacionais que vêm desaguar em Portugal, Douro, Tejo e Guadiana, põem-se-me os cabelos em pé.


Já imaginaram a nossa Beira Alta, o Ribatejo ou o Alentejo a ficar com o aspecto que esta imagem documenta? Se não soubermos, ou pudermos, defender os rios que temos hoje, bem nos pode acontecer isso.
Aproveitem para ver o video que retirei do Youtube para terem uma ideia do que e como aconteceu o desastre do Mar de Aral e a quê, ou a quem. se devem atribuir as responsabilidades pelo ocorrido. É conveniente não esquecer o velho ditado que diz: «quando vires as barbas do vizinho a arder, põe as tuas de molho».

3 comentários:

  1. O 23/12/10, aproxima-se; tendo em conta que nao somos a Côte d'Ivoire,apesar de termos imensos GBAGBO? dêm-lhes sem perdao:Manuel Alegre é o melhor!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos fico feliz por saber que tens tantas preocupações pela ECOLOGIA!
    Já agora e porque estamos a tratar deste tema, gostaria que me confirmasses se as águas do Lago Niassa são águas doces, como as dos nossos rios. Como se trata de um mar interior, acredito que terá razão de ser o meu raciocínio.
    Fico à espera da tua explicação!
    Pikó

    ResponderEliminar
  3. O Ex-fuzo deve ter-se confundido com as datas, pois só no 23/01/2011 é que o Alegre vai a votos.
    E ao Pikó dou a informação pedida com o maior prazer: o lago Niassa de que tanto falamos aqui (pelo menos o Valdemar e eu) é de água doce. Para saciar a sede costumava mergulhar e a alguns metros de profundidade abrir a boca e deixá-la escorregar pela goela abaixo.
    E não pensem que é fácil fazê-lo, pois á menor distracção ela muda de canal e vai encharcar os pulmões.

    ResponderEliminar