nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quem nos livrará destes sanguinários, carraças/carrapatos?

Carraça/Carrapato








A Carraça como Transmissora de Doenças:
Existem cerca de 800 espécies de carraças em todo o mundo. Cerca de urna dezena dessas espécies estão presentes em Portugal. Trata-se de um ectoparasita que necessita de 1, 2 ou 3 hospedeiros (animais a partir dos quais se alimenta para se reproduzir e sobreviver), consoante a espécie de carraça em causa. Este parasita terá tendência a proliferar no nosso país, quer pelo crescente aumento do efectivo animal (nomeadamente de cães e gatos abandonados), quer pelo nosso clima cada vez mais quente. A carraça, quando portadora de micróbios, representa um perigo para a saúde pública, urge assim o controle do seu número ao nível dos animais domésticos.    
A carraça pode estar no solo em zonas com vegetação, mas também em muros, etc., à espera de um hospedeiro. Quando se apercebe da passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, vagueando pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não a possa arrancar. Seguidamente introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.
Naturalmente que os meus amigos já começaram a perceber onde quero chegar: Se existem cerca de 800 espécies de carraças pelo mundo, que sugam o sangue dos indefesos, em Portugal há um autêntico clã de carraças/carrapatos que chupam, pior que vampiros, o sangue deste povo laborioso, humilde e sem espécie alguma de poder fugir ao ataque constante, feito através de emboscadas, perseguições, flagelos e todos os meios capazes da sugarem sanguinariamente sem dó nem piedade.
Estou quase convencido, disse quase, porque não pararei enquanto não descobrir qual o veneno, o pesticida mais aconselhável para exterminar esta raça que, depois de tudo, nem o sangue das nossas extenues veias deixa circular em paz.

5 comentários:

  1. FRONTLAIN COM frasquinho em sprey, duas burrifadelas no pescoço do animal, para não se lamber e adeus carraças!

    ResponderEliminar
  2. Para as carraças do meu Sanção ( o meu cão) ainda arranjo veneno para as dizimar, para as outras a coisa torna-se mais complicado, parece que vieram para ficar.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  3. Costuma-se dizer,
    és pior que uma carraça.
    Como poderemos esquecer,
    dos políticos tanta pirraça.

    Para as carraças combater,
    insecticida será o melhor.
    para tantas carraças vencer,
    Que a nova carraça não seja pior.

    ResponderEliminar
  4. Pum...Pum..., estás morto, é o melhor remédio, nunca falha!

    ResponderEliminar
  5. Esta história faz-me lembrar um Filho da Escola que infestado "com chatos"... Teve a brilhante ideia de usar DUM DUM (um spray para matar baratas) onde a bicharada estava aquartelada... Hihihi!!!... Pois segundo testemunhas oculares o pobre grumete andou uma data de tempo com "a coisa esfolada"... a gemêr com dores!
    Valdemar Alves

    ResponderEliminar