nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fuzos «reconvertidos»!

Fuzos reconvertidos são aqueles que tendo feito a recruta e o I.T.E. na Escola de Alunos Marinheiros decidiram depois concorrer a fuzileiros, por uma questão de maior facilidade de acesso aos quadros, e ingressaram no Curso de Fuzileiros Especiais.
Quando comecei a trabalhar na conferência da lista dos filhos da minha escola, usei, como ponto de partida, a lista de nomes publicada na «Ordem do Dia» à Escola de Fuzileiros onde aparecem todos os filhos da escola que tinham acabado de jurar bandeira. Ao conferir a lista que me foi enviada pelo Ramos, onde, supostamente, consta o nome de todos os voluntários e recrutas incorporados em Março de 1962, começaram a aparecer-me números que não constam da tal «Ordem do Dia». E o mesmo acontece ao conferir as listas das Companhias e Destacamentos publicadas no livro do Comandante Sanches de Baena.
Comecei por admitir que poderia ser um erro, tanto no livro como na lista do Ramos. Só recentemente, de raciocínio em raciocínio, cheguei à conclusão que se tratava dos ditos «fuzileiros reconvertidos». E não faço a mínima ideia de quantos filhos da minha escola podem estar envolvidos nesta história. Ou seja, só por milagre conseguirei produzir uma lista exacta dos fuzos a convidar para a festa dos 50 anos.
Para colmatar essa falha vou adicionar o número de todos aqueles que fizeram comissão nas Companhias e Destacamentos (de acordo com o que vem publicado no livro) à lista do meu Juramento de Bandeira. E aproveito também para perguntar ao Filipe Cruz, único dos comentadores deste blog que fez parte desse mesmo curso de fuzileiros especiais, se se lembra de quantos "Vilafranquenses" foram seus colegas no curso.

2 comentários:

  1. Amigo Carlos.salvo erro ou memoria falhada,no meu curso de FZE, os FILHOS DE NOSSA ZSCOLA ERA TUDO MALTA QUE JURARAM bANDEIRA CONNOSCO§.
    Nesta area,nao creio te podes ser util.
    Um abraço r fuzileiro uma vez, tramado para sempre !

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos!
    O que vou dizer não vai resolver nada mas poderá trazer a realidade:
    "Fuzos reconvertidos" penso que serão aqueles que tiraram o curso de conversão.Ora quem tirou aquele curso foram elementos que já tinham classe(Sinaleiro,Artilheiro,Manobra...)portanto ou já tinham a ITE(instrução tecnica elementar)Grumetes, ou o 1ºGrau que dava a promoção a marinheiro.Após o curso,mudavam para FZ.Assim,o Filipe tem razão.A incorporação pode não ser a mesma.
    Um abraço e FUZO SEMPRE.

    ResponderEliminar