nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os Liliputeanos...

Com a devida vénia...

«SÓ OS VALORES ESPIRITUAIS NOS PODEM TRAZER A LUZ E A ALEGRIA» Alexis Carrel

Os valores sociais e culturais estão em queda. O governo não consegue responder às crises que nos assolam, moral, social e culturalmente. As crises estão instaladas, o governo não têm qualquer possibilidade de as evitar.Acompanha a crise económica a crise demográfica e uma enorme crise de valores. Os sonhos de se viver melhor, ganhando mais, consumindo mais, gastando mais, estão a desvanecer-se, por culpa de políticas irreais. Os reformados que antigamente viviam de rendimentos e das suas pensões de reforma a que tem direito ao fim de mais de 35, 40 anos de trabalho, estão hoje também em crise e em risco de perder as suas reformas uma vez que sob o ponto de vista demográfico não há gente para ocupar os lugares que deixam vazios não só pela aposentação mas também pela degradação em que caíu o sistema económico, não permitindo a ocupação das vagas deixadas, por insuficiência de receitas orçamentais ou incapacidade e má orientação dos seus dirigentes.

São as crises morais e sociais que levam a civilização a perder-se e até ao seu desaparecimento. As crises levam à desconfiança e quando os povos não tem confiança nos seus dirigentes, o país vai mal. «O poder da palavra contra a palavra do poder», como afirma o Professor Dr. Adriano Moreira, é essencial para se vencerem as crises. Os povos têm que repensar na forma de vencer a crise mesmo sem a intervenção governamental, trabalhando para o bem comum e para o desenvolvimento, dizendo aos políticos que tem de dar o exemplo de rectidão, de competência e de honra. Temos que deixar de acreditar nos paisinhos liliputeanos que existem nos mais variados sectores da vida pública e exigir deles trabalho, pois para isso os elegeram.

O mundo da emoção não aceita actos heróicos, mas aceita certamente a bondade do saber, do conhecimento, de vencer situações difíceis, de lutar por uma vida sã, honesta e digna, com trabalho e sacrifício de todos.

Efectivamente só os valores espirituais serão a luz para o mundo em que vivemos, mas claro, «pensar é fácil, agir é difícil, mas a vida só pertence aos que sabem unir o pensamento à acção», como diria Viana Moog, um pensador do nosso tempo. É isso.

José de Viseu

2 comentários:

  1. Muito tem de muito bom este artigo, deveria ser aproveitado e posto em prática pelas pessoas com vontade de trabalhar em prol do progresosso e a ambição de uma vida sã e de fraterna camaradagem entre si.
    Claro que a isto nunca em tempo algum vão aderir os parasitas(que infelizmente cada vez são mais, os vermes e os oportunistas e os sacadores e exploradores.
    Quanto a governantes!!!
    Estes não servem nem nunca irão servir,ou não estejam eles todos metidos no sistema que o artigo acima cita.
    Haverá gente nova descomprometida, capaz de nos ajudar a cria um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
    O Sonho comanda a vida.

    ResponderEliminar
  2. Acabei de escrever um longo comentário e quando o ia publicar avariou-se o serviço da Google - Service unavailable - e não me sinto com coragem de voltar a escrever tudo de novo.
    Vou limitar-me a reescrever o último parágrafo que rezava, mais ou menos, assim:
    E começo a pensar se não seria boa ideia junatar-me à «Al Quaeda» e dar uma mãozinha ao Bin Laden!!!
    Talvez consigam adivinhar o teor das minhas palavras anteriores.

    ResponderEliminar