nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Sorriso Cínico de Sócrates: José Pinto de Sousa ...!

...oOo...o0o...oOo...
Quando o Presidente da República apelou à mobilização dos jovens, José Sócrates sorriu. Esse momento foi capturado pela lente do fotógrafo Miguel Baltazar e aconteceu quando Cavaco Silva, chegando ao fim do seu discurso, leu a seguinte parte:
"Faço um vibrante apelo aos jovens de Portugal: ajudem o vosso País! Façam ouvir a vossa voz. Este é o vosso tempo. Mostrem a todos que é possível viver num País mais justo e mais desenvolvido, com uma cultura cívica e política mais sadia, mais limpa, mais digna. Mostrem às outras gerações que não se acomodam nem se resignam."
Recorde-se que estão marcadas para o próximo sábado, em três cidades, manifestações da "geração à rasca".
Este sorriso foi o único que José Sócrates esboçou durante todo o discurso de Cavaco Silva, no qual o Presidente da República teve uma mensagem que foi já apelidada de "cruel" e "de facção" por dirigentes do Partido Socialista. Durante todo o resto do discurso de tomada de posse de Cavaco Silva, o primeiro-ministro esteve com a cara tensa, por vezes inexpressiva, quase sempre olhando para baixo.
O próprio primeiro-ministro disse aos jornalistas que nenhum diagnóstico sério pode esquecer a situação crítica internacional que afecta todos os países, no que pode ser entendido como uma crítica ao discurso de Cavaco Silva.

2 comentários:

  1. O discurso do nosso Presidente (que eu também ouvi) estava crivado de recados para o Sócrates e para os seus amigos e membros do Governo.
    Via-se que ele não estava a gostar nada da "pinga", mas manda a boa educação que se mantivesse calado como um menino bem comportado. Mas tenho quase a certeza que em menos de 24 horas vai estar a espingardar em todas as direcções dizendo cobras e lagartos de tudo o que disse o presidente.
    Falar é uma coisa e actuar outra bem diferente. Vou ficar aqui sentado "de cátedra" para ver o que faz o Presidente da República se as coisas não entrarem nos eixos.
    A certa altura do discurso ele disse que não podemos deixar aos jovens um país endividado e cheio de problemas. Pois é bom que ele se lembre que foi ele quem começou a afundar esta nau em que todos navegamos e que mete água por todos os lados. Com os inexplicáveis aumentos que decidiu dar aos funcionários públicos e que hoje gostaria de lhes retirar, começou o problema do défice que hoje nos condiciona.
    O Primeiro Ministro que lhe sucedeu (António Guterres) só fez agravar as coisas com a criação de muitos "jobs for the boys" e institutos por tudo quanto era canto.
    No tempo do Durão Barroso nada mudou para melhor e o Sócrates teve o azar de se agarrar ao leme quanto a tormenta da crise mundial se abateu sobre tudo e todos não deixando ninguém incólume.
    Faz, no próximo dia 31 de Outubro, 20 anos que tomou posse o XII Governo Constitucional presidido pelo nosso actual PR, o tal de maioria absoluta que Cavaco pediu ao povo para poder implementar as reformas que se tornavam necessárias para endireitar o país. Está à vista o resultado que ele conseguiu com tais medidas. Agora cabe-lhe a responsabilidade de ajudar o Zé da Covilhã a sair do buraco onde se deixou cair. Este fez muita asneira e é teimoso como uma mula, mas é um facto que a situação mundial nunca lhe foi favorável. Agora que chegou a hora de fazer marcha-atrás e corrigir o rumo, sempre quero ver se ele é capaz ou se vai preferir arranjar um "rico tacho", como fez o Guterres, o Sampaio, o Constâncio, etc. e viver o resto da vida à tripa forra e gozando com a nossa cara.

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo, este teu comentário.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar