nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 12 de junho de 2011

O Nosso Cinquentenário!

Comecei hoje a trabalhar a sério na preparação da festa do próximo ano, ano em que se celebra o cinquentenário do nosso «Juramento de Bandeira».
A primeira coisa a fazer é saber quantos somos, quantos estão vivos, quantos morreram e em que canto do mundo param aqueles que ainda por cá andam.
Socorrendo-me dos poucos documentos que consegui arranjar (ainda com a inquestionável ajuda do Francisco Jordão), posso garantir que foram 261 os mancebos incorporados no mês de Março de 1962 e que durante quatro meses romperam os tacões das botas de atanado para aprender a marchar e marcar passo, além de outras coisas, e jurar bandeira no fim do mês de Julho.
Desses 261 houve 14 que a Briosa entendeu não estarem à altura das circunstâncias e devolveu-os à procedência. Outros caminhos encontraram na vida, quiçá melhores, e houve até um deles que teimosamente insistiu de novo no ano seguinte tendo conseguido o necessário aproveitamento e feito carreira na Marinha. Após a saída desses 14 restaram portanto 247 fuzileiros que seguiram diferentes destinos. Uns partiram de imediato para o Ultramar na tentativa de guarnecer ainda a tempo a nossas abandonadas colónias. Outros ingressaram no curso de fuzileiros especiais para se prepararem para a "Guerra de Guerrilha" que teriam que enfrentar no Ultramar algum tempo depois. E outros ainda ficaram por ali fazendo guarnição na Escola de Fuzileiros e tapando os buracos que existem sempre em todas as organizações.
Dos 247 há 11 de que não tenho a mais remota ideia por onde andam, se são vivos ou já partiram desta para melhor. E pelas informações que consegui reunir há 44 que já entregaram a alma ao criador e por muito que tentemos não conseguiremos que se juntem a nós para fazer a festa. Resta-me apenas desejar-lhes que não estejam pior que nós (com o estado em que o Sócrates deixou isto é um tanto difícil que isso aconteça) e tentar concentrar-me em arrebanhar os restantes 192 para nos juntarmos em Vale de Zebro no dia 26 de Julho do próximo ano e fazer uma grande festa.
Por todos aqueles que fizeram parte da Companhia 2 respondo eu que sei por onde eles andam. Dos restantes vai dar uma monumental trabalheira, pois os endereços que conheço estão, na grande maioria, completamente desactualizados. Para além de que alguns estão emigrados e sabe Deus por onde andarão.
Preciso da ajuda de todos para levar esta empreitada a bom termo. Quem puder ajudar que dê um passo em frente e se apresente. O primeiro passo está dado, o resto aparecerá com o tempo e a vossa ajuda!

6 comentários:

  1. Uma rosa sem pétalas
    é como uma co.. sem pentelhos.
    um jardim sem flores
    e uma cabeça sem chavelhos,

    ResponderEliminar
  2. O primeiro passo em frente
    Que surgiu, foi o teu;
    Como membro dessa gente,
    O segundo, pode ser o meu...
    E, tal como na luta de esgrima
    Ponhamos então mãos à obra
    Porque a vida manda ou determina
    Que já pouco tempo nos sobra...

    ResponderEliminar
  3. Estou a fazer confusão, queres dizer que o encontro do próximo ano, é só para a recruta de Março de 62 e CF2, ou este encontro não tem a ver com os convívios anuais da 2 e da 8?
    Ou sou eu que estou a ficar xé xé!

    ResponderEliminar
  4. Alô Páscoa!
    Ainda não sei muito bem como vai ser o convívio do próximo ano da CF2 e CF8.
    Este a que me refiro aqui é o encontro dos filhos da escola de Março de 62 que fazem 50 anos de Marinha no próximo ano.
    Pode ser que a gente decida juntar tudo num único encontro ou não, mas ainda é cedo para falar nisso.
    Depois se verá!

    ResponderEliminar
  5. OK, CARLOS!
    Informação recebida, que o Deus dos Fusos te ajude a encontrá-los!

    ResponderEliminar
  6. É bom reviver o passado,os da recruta de SETEMBRO de 1961 da escola do ARTUR (LEIRIA)pouco se fala!alguns andam por aí (VELHINHOS),mas felizmente que eu ainda respiro.E vou com ORGULHO no dia 2 de JULHO á GLORIOSA ESCOLA!e muito feliz porque vou levar o meu NETO!!.UM ABRAÇO do AMERICO PINHO.15670,(MONTIJO)

    ResponderEliminar