nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sábado, 16 de maio de 2009

Manutenção da pista!

...oOo...
A pista de aviação de Metangula, nos idos de 1966/1967/1968, era o nosso único link com o exterior. A partir de meados de 1967, criou-se uma ligação entre Metangula e o Catur, de modo a garantir o abastecimento às tropas estacionadas nas margens do lago Niassa. Do Catur a Vila Cabral e daí até Meponda, por camião. E de Meponda a Metangula nas lanchas da Marinha. Assim se conseguia garantir que as tropas aí estacionadas não morreriam à fome. Mas durante os anos de 1965 e 1966 ainda isso não tinha sido pensado. No primeiro ano de guerra, o abastecimento fazia-se por terra e não havia alternativa. Em 1966 as pontes da Estrada do Caracol de Maniamba foram dinamitadas e a dita estrada teve que ser abandonada. Como a estrada de Maniamba a Metangula, via Nova Coimbra, era muito longa e sujeita a emboscadas, tornava-se necessário criar uma alternativa. O caminho mais rápido e seguro era o aéreo e com a ajuda da FAP foi esse o escolhido. Aviões havia, embora velhos e poucos. Faltava a pista de aterragem. Essa também se arranjou, à custa de muita pá, pica e enxada, obra em que os fuzileiros fizeram a sua quota-parte.
Na foto acima podem ver-se dois engenheiros da equipa de manutenção (com curso tirado por correspondência, como é moda agora), munidos das suas ferramentas de trabalho. O Carlos (8079.62) e o Ezequiel (1856.64) que, na ocasião, usavam uma enxada de cabo curto em vez da habitual G3.

2 comentários:

  1. Que bem prega Frei Tomás.
    Ora pica aqui
    Ora Pica Ali.
    Mas a Trabalhar
    Eu nunca vos vi.
    Nota: A foto é ilucidativa da vossa Canseira.
    Na verdade já não bastasse o que vocês trabalharam para abrrir o cabouco da piscina. Ainda vos tocou mais essa do Aeroporto.
    A mim e a muitos de nós resta-nos agradecer-vos, porque graças ao vosso esforço podemos desfrutar dessas melhorias. No meu tempo até a conservação era feita pelos empregados nativos.

    ResponderEliminar
  2. É engraçado receber um comentário quase 7 meses depois da mensagem.
    Aceitei o comentário e depois vi-me grego para encontrar a mensagem respectiva.
    Já realizámos um encontro da CF8 depois disso, convidei o Ezequiel para aparecer, mas ele baldou-se. Que era muito longe, disse ele!

    ResponderEliminar