nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Azevedo & Santos!

»»»

Funções dos hemisférios cerebrais, direito e esquerdo:

Embora os hemisférios cerebrais tenham uma estrutura simétrica, ambos com os dois lóbulos que emergem do tronco cerebral e com áreas sensoriais e motoras, certas funções intelectuais são desempenhadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e espaciais. Em quase todas as pessoas destras e em muitas pessoas canhotas, o hemisfério dominante é o esquerdo. Esses dois hemisférios são conectados entre si por uma região denominada, corpo caloso.

Funções do cérebro:

O cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as actividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior.

Os cientistas já conseguiram elaborar um mapa do cérebro, localizando diversas regiões responsáveis pelo controle da visão, da audição, do olfacto, do paladar, dos movimentos automáticos e das emoções, entre outras. No entanto, pouco ainda se sabe sobre os mecanismos que regem o pensamento e a memória.

(Texto extraído de um documento publicado na internet)

«««

E agora digo eu:

Ora aí está a explicação da razão porque não me lembro do Fernando Santos (1903.64) ter estado comigo na CF8, embora tenhamos passado dois anos juntos em Moçambique. Culpa dos cientistas que não trabalharam o suficiente para descobrir como funciona a memória humana. Do Azevedo (2025.64) lembrava-me eu bem! E sabem porquê? Pela simples razão de ter nos meus álbuns algumas fotografias com ele e, de tempos a tempos, refrescar a memória olhando para elas.

Moral da história: Todo o ser vivo morre se não for alimentado convenientemente!

Ou como diz o velho ditado português: Longe da vista, longe do coração!

1 comentário:

  1. Hey camarada!
    Sempre a aprender umas coisas contigo! Melhor ainda se torna, quando os artigos são bem elucidativos, se são! Por isso à que alimentar esta nobre e positiva conceituação sobre do que pretende desenvolver e preservar: o conhecimento e o discernimento mental!
    Saúde da boa!

    ResponderEliminar