nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Zé Torres e os pombos-correios!


Dá para perceber?

O Zé Torres, hoje em dia, vive uma vida complicada. Não sei se por culpa dele ou do mundo que o rodeia, mas não é isso que me trouxe até aqui.
Ele foi jogador enquanto as «canetas» lho permitiam. Depois foi treinador enquanto houve alguém que acreditou nele. Mas também fez outras coisas na vida. E uma delas foi criar pombos-correios e competir em provas de Columbofilia.
Um certo dia, enquanto treinador do Varzim, um jornalista perguntou-lhe de que modo ele conseguia motivar os jogadores para jogar nos limites. E a resposta que ele deu merece ficar para a história do futebol luso (ou «Bola Indígena», como lhe chama o Rui Santos). Ora então oiçam-na:
»»» Como devem saber eu crio pombos e participo em provas de columbofilia. No início não conseguia ganhar prova nenhuma, mas depois de muito magicar sobre o assunto descobri uma solução que me deu muitas alegrias. Daí em diante foi só coleccionar taças.
Não precisa perguntar que eu explico, disse ele ao ver os olhos do jornalista brilhando de curiosidade.
Como as provas eram sempre ao domingo, eu prendia os pombos (machos) numa gaiola, separados das fêmeas, desde a terça-feira anterior e depois entregava-os no camião da Columbófila sem os deixar aproximar das pombas. Logo que eles eram soltos, a centenas de quilómetros de casa, voavam sem parar até chegar ao meu pombal, só a pensar em desenferrujar o prego.«««
Depois desta insólita revelação foi uma risada geral. E eu que estou preocupado com a táctica a adoptar para o jogo do próximo sábado, em Alvalade, pensei que talvez o JJ pudesse seguir o exemplo do Torres.
Quem sabe dava resultado!
Atenção que terça-feira já é hoje!

3 comentários:

  1. Camarada!

    Sempre na crista da onda
    Que nem um herói marinheiro
    Então quer proibir a pomba
    Nessa o jogador não vai na onda
    Transar é assunto derradeiro

    Não digo que não faca senso
    O que o Zé Torres fez
    Nos dias de hoje eu penso
    Seria pedir-lhes imenso
    Ficaria para a outra vez

    Ai Pombinha! Ai Pombinha…

    ResponderEliminar
  2. Cada um tem os seus truques. Vamos ver a qual recorre o nosso treinador, no próximo sábado, para ultrapassar os leões.
    Se não for capaz e depois da derrota em Guimarães, os adeptos da águia que são por demais impacientes, vão começar a calçar-lhe os patins!

    ResponderEliminar
  3. Cambada de mamões!

    Sofrendo, amigo, loucamente,
    Por coisas talvez banais (!?).
    Enchem o papo descabidamente!
    Deveríamos esquecer coisas tais…

    No passado os gladiadores.
    Sujeitos ao polegar para baixo…
    Hoje, mesmo os amadores,
    Ganham para quintas no Cartaxo!

    No fundo somos uns otários…
    Que pagamos e não bufamos!
    Refilamos como uns Hilários!
    Pelo domínio dos adversários
    Mas que praga de fulanos!

    É uma ilusão borrada…
    A qual nos afecta as vísceras!
    Oh que grande macacada...
    Merecedora de pancada!
    Deveria acabar tais alvíssaras.

    Que grande (fruto) bol!

    ResponderEliminar