nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aquartelamento da Machava!

...oOo...
Embora já tenha publicado esta foto na internet, nunca o fiz neste blog e acho que vale a pena deixá-la aqui para a verem aqueles que por lá passaram. Podem ver-se claramente os contornos dos edifícios, tal e qual como eram na época em que lá estivemos. Até o rectângulo do campo de futebol é claramente visível.
A enorme diferença visível na fotografia são os milhares de barracas com tecto de zinco, visíveis do lado de fora dos arames farpados, onde antigamente só havia cajueiros e plantações de amendoim. Lembram-se disso muito bem aqueles que passaram horas de sentinela em cima da guarita do portão de entrada, vendo as mulheres negras a cavar a machamba e a semear o amendoim.

3 comentários:

  1. Lembro-me muito bem do nosso aquartelamento! Até porque fomos os primeiros poderíamos ser chamados: os pioneiros tira vinténs! Porque os três só se tiram uma vez… Estou a falar bem, ou não pessoal?
    O mesmo aconteceu com a capitania de Metangula e outros locais, aspas, aspas…
    Agora só para confirmar algo, a piscina é o primeiro rectângulo junta à entrada, e, o segundo que está mais dentro penso ser o campo do basquete, Será? Uma das coisas que mais impacto me faz é o cheiro característico próprio destas zonas subtropicais! O qual me dá um prazer tremendo sempre que me vem à ideia… será que isso acontece com algum de vós? Seria isso uma das razões que me levaria a fazer o que o nosso FDE Oliveira fez recentemente! Quem me dera…
    Saúde rapazes…

    ResponderEliminar
  2. Tens razão quanto à piscina e ao ring. E vê-se também o grande rectângulo correspondente ao campo de futebol.
    Impressionante como nada mudou!

    ResponderEliminar
  3. Também eu identifico este local, que foi o nosso pricipal aquartelamento durante a nossa comissão de serviço. Recordo muito bem o quanto fomos obrigados a trabalhar para a sua conclusão, porque quando chegámos ainda decorria a sua construção.
    Penso que a obra mais emblemática foi precisamente a construção da piscina.
    Um abraço a todos os que partilharam de tão generoso esforço.

    ResponderEliminar