nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sado-masoquismo!


O Mercado Central de Maputo, vulgo Bazar, está bem abastecido de simpatia, mas também, obviamente, de fruta, legumes e de uma grande variedade de produtos enlatados, a esmagadora maioria proveniente da África do Sul.
Desde manhã cedo que há maningue gente a percorrer os corredores entre as bancas, onde sobrevivem balanças que dariam belas peças de museu e humorísticos cartazes a garantir a excelência dos produtos.
Em matéria de mercados, há outro lugar incontornável na capital moçambicana, o Mercado do Peixe, assim popularmente designado já que toda a gente o desconhece pelo seu outro nome - “A luta continua”.
Um cenário popular por excelência: apelos de vendedoras e vendedores, mares de amêijoa e graúdos espécimes piscícolas arrancados aos submarinos viveiros do Índico, pesos e contrapesos, com terceiros a desfazer a dúvida, cantorias daquela lógica de mercado “o meu peixe é maior que o teu”.
O tamanho, conta, sim senhor, mas a prova dos nove é da competência das papilas gustativas. Queira o cliente e não há razão para perdas de tempo: ali mesmo, ao lado, uns quantos restaurantes ao ar livre dão trato à peça, mediante o pagamento de uma taxa de serviço.
Em menos de um ápice, entre laurentinas e laurentinas geladas, era uma vez um peixe, uma lagosta, um cesto de camarão-tigre.

In «Alma de Viajante»

1 comentário:

  1. Porra Pá! (Desculpem o descalabro) Que quem escreveu este artigo escreve bem, e era bem merecedor de se entranhar, tipo James Bond, nos nossos gloriosos ‘Blogs’… gaba-te tacho porque vais ao lume, e sempre de cuzinho na cozinha bem quentinho… e nós não nos chateávamos nada…
    Valha-nos a Santa Alegria dos Fuzileiros…
    Saúde!

    ResponderEliminar