nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lagos e a sua beleza!


Por Artur/Leiria
Com o envolvimento no blogue tem-me despertado o interesse no aprofundamento do conhecimento dos mesmos… Logicamente que o Niassa tem sido, na verdade, o nosso lago de preferência e não é para menos, porque este foi talvez o único que nos marcou para o resto da vida. Entre todos os colegas é talvez o Valdemar que mais vai vivendo as belas recordações dele!

Como é do vosso conhecimento o Canadá é o país do mundo mais rico em lagos, onde quando me espreguiço quase toco na sua água, hiperbolicamente falado, claro! No meu trabalho todos os dias passo tão perto do Lago Ontário que posso puxar da digital e clicar quanto queira!
Ao que parece existe uma razão, que a olhos vivos, se pode chegar a essa conclusão para que haja tantos e de imensas superfícies, o que perfaz o Canadá como o pais possuidor de um quarto de toda a água potável do mundo!

A razão para que assim seja, o Canadá, além de ser o país maior do mundo, existe ainda o facto de ter sido o país onde o descongelamento dos gelos se processou há muitos menos tempo do que os dos outros continentes. Portanto eles são os resíduos desse descongelamento do “ice age”. São lagos que por natureza não são tão fundos porque as planícies são um predomínio no composto geográfico!

Conto-vos a forma simples e caricata como o pai dum amigo e compadre meu, daí da Póvoa numa visita ao Canadá e ao ver o Lago Ontário, exclamou:
-“António, que mar é este?”
- “Isto não é um mar, é o Lago Ontário, pai”
- “Não pode ser, isto é um maaar!”
-“Teimoso! Venha cá vamos provar a água, ao prová-la o filho diz, está a ver, está a ver?”
- “Pois é, é verdaaade…! Mas é como um maaar…!”

O nosso Niassa é, sem sombra de dúvida, além do Lago Tanganica, talvez, sem predilecções pessoais, o segundo mais bonito do mundo! Junto poderão ver uma tabela dimensional dos 20 maiores lagos do mundo. O que caracteriza a beleza do nosso lago, assim como, o já descrito acima - o Tanganica, o Baikal na Rússia, e alguns mais, é o facto de estarem inseridos entre montanhas, o que os torna mais ricos na diversificação das suas floras, são as suas profundidades consideradas abismais!


Poderão apreciar as fotos, que vou tirando da Net, muitas delas já de vós conhecidas. Lógico que qualquer um de nós tem acesso a tudo isto na Net, mas ao fazê-lo desta maneira, é mais um chamar de atenção a tudo isto; ainda com a aliciante de que vamos falando e vendo aquilo que teima em continuar a tocar-nos… Apreciem!

Os 20 maiores lagos do mundo
 Nome e País/Milhas quadradas/Profundidade em pés
1 Caspian Sea (Kazakhstan) - 143,244 - 3,363
2 Lake Superior (U.S.-Can.) - 31,700 -  1,330
3 Lake Victoria (Africa) - 26,828 - 270
4 Aral Sea (Russia) - 24,904 - 220
5 Lake Huron (U.S.-Canada) - 23,000 - 750
6 Lake Michigan (U.S.) - 22,300 - 923
7 Lake Tanganyika (Africa) - 12,700 - 4,823
8 Lake Baikal (Russia) - 12,162 - 5,315
9 Great Bear Lake (Canada) - 12,096 - 1,463
10 Lake Nyasa (Malawi) (Africa) - 11,150 - 2,280
11 Great Slave (Canada) -11,031 - 2,015
12 Lake Erie (U.S.-Canada) - 9,910 - 210
13 Lake Winnipeg (Canada) - 9,417 - 60
14 Lake Ontario (U.S.-Canada) - 7,340 - 802
15 Lake Balkhash (Kazakhstan - 7,114 - 85
16 Lake Ladoga (Russia) - 6,835 - 738
17 Lake Chad (Africa) - 6,300 - 24
18 Lake Maracaibo (Venezuela) - 5,217 - 15
19 Lake Onega (Russia) - 3,710 - 328
20 Lake Eyre (Australia) - 3,600 - 4

Nota: O Caspian Sea, que tem nome de mar, não sei se a sua água é salgada ou não, e não pretendo fazer essa pesquisa, para que seja algum de vós a fazê-lo. Assim passa a ser um trabalho de casa para fazerem. Vamos lá, seus preguiçosos, saiam da casca e façam o esse trabalhinho. Vá, vamos lá

2 comentários:

  1. Quem poderá ficar indeferente às belas fotografias que nos dão uma ideia exacta com a tua ilucidação. Nota-se a tua Paixão e Amor pelo nosso Niassa, mas no meu caso pessoal que nasci a escassos metros do Rio Douro e sempre tive uma ligação a Rios, Lago, Lagoas e Mares, devo confessar-te que ao apróximar-me das fotos por ti publicadas parecia sentir o gosto das àguas limpídas.Dizem que a água não tem paladar,mas umas tem um gosto especial. Chuta para a gente aqui nos deliciarmos com elas.

    ResponderEliminar
  2. Valente Valdemar!
    Ainda estava eu na composição do imbróglio e já estavas tu sem acanhamento, sem dó nem piedade alguma, a replicares! Não haja dúvidas, que melhor do que isto, que é como quem vai à pesca, só um peixinho faminto à espera da isca… A isca sem dúvida, foi o ter falado no nosso NIASSA! Homem tem calma, que logo calhe uns milhões (zecos) na lotaria a algum de nós, vai a malta toda numa carrada até esses confins, quem não quiser ponha o dedo no ar, ‘please’!
    Falas nas águas límpidas; olha que em algumas operações no mato, como não tinha cantil, porque se sumiu para o espólio dum outro escola, ao chegar ao lago tirava a roupa exterior, mergulhava e afastava-me da outra malta e ia bebendo dela forçando-a a passar-me entre os lábios para tentar que não entrar qualquer crocodilo dos grandes porque os pequenos não cabiam!?
    Era a luta pela sobrevivência biológica cá do rapaz, nada mais companheiro!
    Saúde!

    ResponderEliminar