nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Valor da Amizade!

A amizade é uma força maravilhosa, de efeitos tão surpreendentes que nem sabemos calcular o seu valor. Chegam-nos por vezes algumas expressões de amizade, generosas e heróicas como esta ocorrida em campo de guerra:
- O meu amigo não regressou do campo de batalha! – Disse um militar ao seu comandante. Peço licença para ir buscá-lo.
- Licença recusada! – Respondeu o oficial. Não quero que arrisques a vida por um homem que provavelmente estará morto.
O militar desobedeceu e saiu em busca do companheiro. Regressou uma hora depois, gravemente ferido, transportando o cadáver do seu amigo. O oficial, ao vê-lo, ficou furioso e disse: eu bem te disse que ele certamente teria morrido. Agora perdi dois homens. Achas que valeu a pena sair para trazer um cadáver?
- Claro que valeu, respondeu o militar ferido. Quando eu lá cheguei, ele estava ainda vivo e disse-me: Nicolau, eu tinha a certeza de que tu virias…
Quantas amizades enfrentam a morte por um amigo! Quanto sofrimento suavizado por um amigo! Quantas lágrimas enxugadas por um abraço de um amigo!
Quantas lutas vencidas com a ajuda de um amigo! Quanta felicidade criada por uma boa amizade! Quanta dor atenuada ou suavizada pela palavra, pela presença, mesmo silenciosa, de um amigo?
Diz um ditado popular: “O melhor espelho é o olho do teu amigo”. Quantas vidas reorientadas, rectificadas e salvas pelo olhar de um amigo!
«Quando o caminho cansa, já não peço, meu amigo, que me fales, mas que me dês a mão» (Tagore). Quantos caminhos para a Arte, para a Literatura, para a Ciência, subidos com a ajuda da mão de um amigo!?
Quantas vidas, salvas no desespero tenebroso do suicídio, do afogamento, do desastre e da tragédia, pela luz e força de uma grande amizade?
A amizade é tão importante em todas as horas, principalmente nas de sofrimento moral ou físico!
Escreveu Pitágoras: “Antes de chamar o médico, chama o teu amigo”.

TDVP (apont.) - A.T.Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário