nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Os aviões da FAP!

Sem o apoio da aviação, a vida das tropas portuguesas no Lago Niassa seria pouco menos que impossível. Os parcos recursos da FAP não chegavam para as encomendas, mas o remédio era aguentar e cara alegre.
Os Nord Atlas lá iam aparecendo para transportar a malta para cima e para baixo, o que já não era mau. Muito embora me tenham deixado ficar mal uma vez e tenha sido forçado a recorrer ao famoso «Comboio do Catur» para chegar ao Lago em 1966.
Os Dakotas aterrando na pista de terra batida de Metangula, de quinze em quinze dias, carregando os víveres necessários à nossa sobrevivência, as munições, o correio e tudo o mais que nos fazia falta. Não há nenhum veterano de guerra que tenha passado pelo Niassa que desconheça esta realidade.
E aqui ficam as fotografias que pesquei no fundo da mala do Ângelo, para vos trazer todas essas recordações de novo à memória.

O Barriga de Jinguva!

Companhias e Destacamentos à mistura!

E aqui (à esquerda) o Paulino, grande amigo que já não pertence ao mundo dos vivos!

4 comentários:

  1. Falas aqui no Paulino. Queres dizer que era o nosso escriturário na # 2, verdade?
    Acredita que se for ele: a mim não me diz absolutamente nada, se não for, então outras orações rezam, as quais de direito merecemos uma digníssima, apreciadíssima e elucidativa resposta.
    Cordiais e gostosas saudações cá do Cá-nada.

    ResponderEliminar
  2. Este Paulino era um grande amigalhaço de Bragança e da CF8. Infelizmente faleceu em Agosto de 2008 vítima de cancro nos pulmões.
    O Paulino, por alcunha "Lisboa" da CF2 também já cá não anda, embora eu não saiba qual a razão que o fez partir tão cedo.

    ResponderEliminar
  3. Na 1ª foto
    2ª fila
    O 2º junto ao Paulino
    Descobri o Maricato! Sei que mora em Ferreira-a-Nova era gerente duma associação de solidariedade Social com o padre da Freguesia, mas a coisa correu mal, não sei se vou conseguir o seu contacto, mas vou tentar,através dessa Associação!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Maricato não me diz nada!!!!!
    Qual o nome ou o número???

    ResponderEliminar