nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Revista à Caserna!

Se havia coisa que eu detestava, na Marinha, eram as revistas ás instalações e ao material. Eu que sempre fui arrumadinho e organizado q.b., não aceitava que fosse necessário andar sempre a bisbilhotar as nossas coisas. E tinha a convicção que só eram feitas para justificar uns castigozinhos que os nossos superiores nos infligiam para nos mostrar quem ali mandava. Destruir a personalidade de cada um para ficar apenas o colectivo. Não sei se era isso que ensinavam nos cursos de oficiais e se os sargentos aprendiam por tabela, mas se era assim que pensavam tornar-se grandes condutores de homens, estavam redondamente enganados. Eu, por mim falo. Quanto mais me contrariavam mais difícil se tornava fazer-me entrar nos eixos. Mas isso é outra história que aqui não vem ao caso.
Nas fotografias recentemente recebidas do nosso 2º Comandante, Carlos Garoupa, veio esta preciosidade que mostra uma representação do Comando Naval de Moçambique em revista á nossa Caserna das instalações da Machava. Acompanhados pelos nossos comandantes, Barata Botelho e Rosa Garoupa, que se vêem nitidamente nesta fotografia, entraram pela Caserna adentro, preparados para dar um desgosto a alguém.


Ao lado esquerdo, numa posição "muito à vontade" aparece um grumete, em fato macaco, que me parece ser o Ezequiel Silva (1856/64). Pela falta de aprumo, se escapou de umas guardazinhas de castigo, já se pode considerar com sorte.

1 comentário:

  1. Nestes dias não era para castigar ninguém! Mas sim para os nossos Comandantes BARATA BOTELHO e ROSAS GAROUPA mostrar aos outros Comandantes como o seu pessoal era disciplinado e arrumadinho, a seguir vinham os louvores! Ou a minha memória já me atraiçoa?

    ResponderEliminar