nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Querias boleia? Então vamos a pé!

(Local aproximado do rebentamento, do lado direito desta placa)
(Manel Enteiriço ao volante)

Em Metangula havia este jipão que era conduzido por qualquer bicho careta e servia para tudo e mais alguma coisa. Na imagem acima podemos vê-lo a sair o portão da nossa base para levar uma patrulha até á Messumba, ou coisa que o valha.
Mas não é disso que vos quero falar aqui. Trata-se de outra coisa que deu para rir durante muito tempo, porque a coisa acabou em bem. Se tivesse corrido mal outro galo cantaria.
Um belo dia, depois de uma cansativa caminhada, patrulhando a estrada Metangula-Maniamba (via caracol), decidimos entrar em contacto com a Base e perguntar se não havia um transporte disponível para nos vir buscar e evitar ter que fazer os últimos 4 ou 5 quilómetros a pé. Estávamos todos completamente derreados e quando isso acontece, os níveis de atenção e alerta aos perigos eminentes diminuem drasticamente. E numa situação daquelas isso era de evitar a todo o risco, portanto o pedido tinha toda a justificação.
Assim o entendeu também o oficial de serviço à base. Mandou chamar o Manel Cristo, um dos condutores de ocasião, e deu-lhe ordem para ir ao nosso encontro, na estrada do caracol. Um outro escolinha acompanhou-o de G3 em punho, para o que desse e viesse. Estrada de terra batida, cheia de irregularidades, o jipão saltava de um lado para o outro, como touro na arena. O Manel Cristo, acelarado como sempre foi, não queria saber de modas e ia de prego ao fundo.
Já nós o avistávamos, subindo a ladeira em direcção ao nosso grupo, quando de repente. BUUUUUUMMMMMMMMM! Uma mina anti-carro rebentou-lhe com a suspensão dianteira e projectou-os pelo ar.
Com os ouvidos a zumbir levantaram-se os dois, apalparam o físico, olharam um para o outro e viram que não havia qualquer ferimento de parte a parte. Nós paramos por um segundo e depois corremos ao encontro deles, temendo o pior. Felizmente não aconteceu nada de grave e acabamos por rir a bom rir, com a saída do Cristo, que disse:
- Vinha eu, todo acelarado, para vos dar uma boleia e agora tenho também que regressar a pé convosco!

4 comentários:

  1. Imprecionante!
    Como te lembras dessas coisas, sem esquecer pormenores!
    Que DEUS te conserve essa memória
    grande«Tintinaine»!
    Um abraço:

    Páscoa

    ResponderEliminar
  2. Esta foi daquelas com final feliz, apesar de terem perdido a boleia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a opinião de todos os escolas nesta peripécia… Foi sorte que os bafejou; Foi aventura para nos contares, e nós para contarmos aos netos; Foi Deus que estava do lado deles… Confiro assim que, todas promoções dos escolas que trilharam a carreira da Briosa, não foram isentas de preços altos a pagar, entres outros, com certeza, este foi bem elevado! No fundo, ainda estão sãos e escorreitos, até que o bom Deus o permita, para ti, em seu nome, nos ires contando…
    Saúde!

    ResponderEliminar