nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Nosso Imediato!

Nas companhias de fuzileiros não havia o costume de chamar «Imediato» ao 2º Comandante. Havia, no entanto, alguns casos em que se ouvia essa designação.
Refiro-me a isso porque hoje usei o número de telefone que o Virgílo me arranjou e consegui meter conversa com o «Imediato» da Companhia 8. A conversa desenrolou-se do seguinte modo:
- Boa tarde. Estou a falar com o Sr. Carlos Alberto Rosa Garoupa?
- O próprio.
- Aquele que esteve em Moçambique, na Companhia Nº 8 de Fuzileiros?
- Exactamente, eu era o Imediato.
- Então o que tem feito desde 1968?
- Mas com quem estou eu a falar?
- Com um marinheiro fuzileiro, seu antigo subordinado, de quem não se deve recordar ao fim de tantos anos.
- Muito bem. Eu depois de regressarmos de Moçambique, ainda fiz mais uma comissão em Angola, como comandante de um Patrulha e depois saí da marinha.
- E em que ocupou o seu tempo?
- Fui para Londres, fiz um curso de informática e por lá fiquei até há dois anos atrás em que regressei a Portugal. Ainda vou trabalhando como consultor de informática.
- Que maravilha! É disso mesmo que estamos necessitados, pois a malta usa os computadores, mas não percebe patavina disto. Agora, quando precisar de ajuda, já sei a quem recorrer.
- E então qual foi a razão do seu contacto?
- Estamos a tentar organizar um encontro para o pessoal da nossa Companhia, lá para o fim do verão e queria convidá-lo a estar presente.
- Com certeza, sem problema.
- Sabe do paradeiro de mais algum oficial ou sargento da Companhia?
- Sei apenas que o Tenente Saltão já faleceu. De resto não sei de mais ninguém. Com a minha ida para Inglaterra nunca mais encontrei nenhum dos camaradas da nossa Companhia.
- Como é um homem das informáticas deve ter um endereço de e.mail.
- Claro que sim.
- Dos graduados da nossa Companhia, o único que usa o correio electrónico é o Sargento Moisés que, aliás, agora é Capitão-Tenente. Vou mandar-lhe o endereço para se poderem contactar.
- Ok, fico muito grato.
- Por agora é tudo. Logo que tenha mais novidades volto a entrar em contacto. Hã, uma última coisa, preciso que me mande uma fotografia daqueles tempos e outra actual, para o nosso álbum de recordações.
- Sem problema. Depois tratamos disso.
- Então até á próxima e um abraço.
- Até...

8 comentários:

  1. Modéstia à parte.
    Mas reconhecer é de inteira justiça.
    Após a apreciação e avaliação da capacidade que te é devida para conduzires uma entrevista e partindo que o Pessa aos Noventa anos ainda fazia reportagens e o Oliveira aos Cem ainda produz cinema, parece-me que depois deste brilhante teste deves abraçar a carreira que te passou ao lado. Mas como nunca é tarde ainda poderemos nos deliciar com as tuas belas reportagens.
    Como deve ter ficadoo admirado o Imediato ao sentir a competência do seu antigo subordinado. Parabéns.
    Ao fim e ao Cabo o Naufrago deu à Costa são e Salvo. Isso o mais importante e que ande por cá muitos e bons anos.

    ResponderEliminar
  2. Amabilidade tua Valdemar!
    O que eu não faço para vos manter agarrados ao monitor...!

    ResponderEliminar
  3. Estou um bocadinho de fora
    Mas com um pé lá dentro
    Mesmo sendo filho da escola
    Não faço parte do evento
    Se eu puder estar presente
    Não sendo por ousadia
    Claro, ficarei contente
    Junto da vossa alegria
    Alegro-me pelo sucedido
    Muito bem encaminhado
    O tempo não é perdido
    Quando bem elaborado
    São lindas estas facetas
    Que ligam os Marinheiros
    Não podem ser só com tretas
    É preciso haver obreiros
    Aí, está o comandante
    De cima da ponte ou andaime
    Com o seu belo semblante
    Só pode ser o Tintinaine!

    ResponderEliminar
  4. OBRIGADO«TINTINAINE»!
    Conseguiste falar com o nosso imediato GAROUPA, tu agora és o nosso COMANDANTE, sem mais palavras
    OBRIGADO!OBRIGADO!OBRIGADO!
    Que continues muitos anos a escrever para nós a dar-nos notícias da MARUJADA,porque o sangue dos FUZOS ainda nos corre nas veias.

    Um abraço
    Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Estou gostando! Estou gostando!
    Força, força… até doer, camaradas.
    Que 8 vai singrar e eu para constatar.
    Saúde!

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos os seguidores do Blogue e CF8 Moçambique 65/68.
    Sou o então Sarg Moisés,actualmente CTEN Reformado.
    Parabens ao Carlos Silva e seus acompanhantes por ter a iniciativa de colocar em andamento o Encontro.
    Queria informar que IMEDIATO e 2º COMANDANTE não é a mesma coisa em termos de cargo e comando.
    Irei procurar fotos para fornecer caso existam.
    Quanto ao médico Dr.Noivo,em 1997 tinha um consultório de Dentista em Sesimbra.Não sei a morada.
    Um Abraço a todos.
    MFA

    ResponderEliminar
  7. Com a devida CONTINÊNCIA
    Cumprimento o SR.TENENTE MOISÉS
    até ao nosso encontro!

    Um abraço
    Páscoa CF8

    ResponderEliminar
  8. Estava à espera de ver aparecer aqui um comentário do Américo, mas ainda não foi desta!

    ResponderEliminar