nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

domingo, 22 de agosto de 2010

A Estrela e os seus Rios!

Tal como referi na mensagem anterior, passei muitas vezes perto de Videmonte. Quem faz a estrada nacional que liga a Covilhã à Guarda, avista esta aldeia no fundo do vale, conforme se vai subindo em altitude. As minhas obrigações profissionais levaram-me à Covilhã vezes sem conta e sempre que as condições atmosféricas não aconselhavam a travessia da serra pelo seu cume, o trajecto via Guarda era a melhor alternativa.

oOo

Conheço bastante bem a Serra da Estrela e os seus rios, o Mondego e o Zêzere. Várias vezes visitei a nascente do Mondego e acompanhei o percurso do Zêzere. Sempre achei curioso o desígnio da natureza que fez com que dois rios que nascem, praticamente, no mesmo sítio, seguissem dois percursos tão distintos.


Os dois correrm paralelos, em direcção ao norte, até ultrapassar Manteigas e a partir daí o Zêzere começa a desandar, primeiro para nascente até perto de Belmonte e depois para sul em direcção ao Fundão. O Mondego continua sempre para norte, ladeando a Estrela pelo nascente e vai virando para o poente logo que a serrania lho permite. Vira então para sul e corre de novo ao lado da serra, desta vez pelo poente, partindo á desfilada em direcção a Coimbra e á Figueira.


Por seu lado, o Zêzere, uma vez ultrapassado  o Fundão, abre caminho por entre os desfiladeiros que separam a Gardunha da Estrela, à procura da sua confluência com o Tejo, em Constança. Atravessei pontes e barragens do curso deste rio e comi saborosas trutas nascidas e criadas nas suas águas gélidas.
E outro tanto fiz com o Mondego, seja no Porto da Carne, na região de Nelas, na Barragem da Aguieira ou nos arrozais do Baixo Mondego.
Por todas estas razões, considero que estes dois rios também fazem parte integrante da minha vida e não poderia passar ao lado deles sem fazer a sua apologia.

2 comentários:

  1. Que felizardo, na saudável profissão que desempenhaste!Afinal não estiveste sempre fechado num escritório! Conheces vários Países do mundo, conheces estes magníficos recantos do nosso lindo Portugal, que bom, é de fazer inveja!
    Daí nasceu o bixinho de gostar de viajar,estou certo?

    Saúde da boa, um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por constatar que os loucos pelos Rios e os encantos das suas margens não passam despercebidos a quem tem discernimento para ter a capacidade de admirar o que de melhor a Mãe Natureza nos Brindou.
    Todos nós temos os nossos Rios e não porque julguemos que uns são melhores ou piores que os outros, mas sim os tratamos pela forma como a nossa ligação a eles nos proporcionou o nosso elo de ligação.
    Fico feliz por em cada dia que passa mais rios e suas belezas documentais chegarem até nós. Por Amigos que tal como nós os admiram e respeitam.
    Fico maravilhado e confesso alguma surpreza pela tão forte ligação do autor e o excelente artigo.
    Vou pesquisar para alimentar a minha curiosidade após a leitura atenta e apaixonada.
    Os Rios São Eternos.
    Os Amigos são-lhe Leais.

    ResponderEliminar