nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tirar dúvidas!

Esta manhã tive a surpresa e o prazer de uma visita do Fernando Pires (1845/64) acompanhado da sua esposa. Passou pela Póvoa e quis encontrar-se comigo, o que me deu uma enorme alegria. Passamos um par de horas juntos, falamos de Marinha e de Fuzileiros, falamos de Moçambique e da comissão que lá fizemos, há tantos anos atrás.
Na tentativa de relacionar nomes com fotografias, passamos a maior parte do tempo a desfolhar os álbuns da CF8. Infelizmente as memórias do Fernando não conseguem perfurar a opacidade dos 42 anos já decorridos e foi de muito pouca ajuda para o meu trabalho.
Houve, no entanto, uma fotografia que lhe chamou a atenção e o fez exclamar:

António Páscoa e Francisco Almeida (à direita)

- Olha o 726, aquele que ficou com o pé estropiado no rebentamento da mina!
É claro que fiquei todo contente, pois era uma das que eu tinha como não identificadas e, num ápice, passou para a outra categoria, a das identificadas. Quando, há alguns dias, falei com o Arsénio, ele garantiu-me que o Francisco Almeida (726/64) era o "homem da mina", o que confirma as palavras do Fernando Pires. Agora com a fotografia fica o ciclo quase completo. Se o conseguir contactar e ele me puser em contacto com o Sebastião Machado (1774/64) que também é de Mértola, serão mais dois degraus na escadaria do sucesso desta empreitada a que meti ombros.

1 comentário:

  1. Se me tivesses perguntado a mim,não o conseguiria identificar! Tal não foi a pantufada que levei,com a sua luva de boxe!:)

    ResponderEliminar