nma-16429.blogspot.pt é o meu novo blog. Seleccionem o link correspondente na coluna da direita e visitem-me!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Grande lição! Recomeçar... de novo!

O segredo das vitórias está na perseverança audaz. A vida oferece-nos tantas vezes derrotas desanimadoras, mas, se olharmos a natureza, encontramos na vida das avezinhas ou pássaros um exemplo formidável de perseverança.
Observemos a lição das avezitas perante a adversidade. Gastam dias e dias a construir o seu ninho.Com que entusiasmo buscam materiais em locais distantes. Partem cantando em busca de matérias apropriadas: pedacitos de ramos secos, de palha, de penas e até de cabelos humanos. Sempre com entusiasmo indescritível.
Mas, quando o ninho se esboça quase pronto para acolher os ovos, um temporal imprevisto ou um animal ou criança ignorante, desfazem aquela pequenina construção de amor.
Mas os pássaros não desistem. Recomeçam a faina de construção, sempre cantando num canto de entusiasmo e de esperança, num vaivém incansável para realizarem o sonho. E o ninho surge e recebe os primeiros ovos.
Muitas vezes, porém, algo inesperado volta a destruir aquele sonho lindo…
Dói… recomeçar de zero, mas mais uma vez aqueles passarinhos não desistem. Recomeçam cantando, pouco a pouco, pacientemente, vão construindo novo ninho para colocar seus ovos e acalentar seus filhotes.
Na nossa vida deparamos algumas vezes com desaires que nos prostram e nos desanimam, que destroem nossos sonhos e projectos. Quantos golpes atiram por terra o nosso emprego, a nossa saúde, as nossas realizações. Quantas vezes teremos pensado e dito: Basta!
Mas a lição de perseverança das aves ensina-nos a recomeçar uma vez, duas vezes ou mais, até conseguirmos reconstruir os nossos sonhos-pessoais ou da nossa família.
Dói imenso ter de recomeçar, de renovar tantos sacrifícios, tanto trabalho, tantas lutas, tantas lágrimas.
Mas recomeçando com entusiasmo, com a ajuda dos homens, das mulheres e de Deus, alcançaremos a alegria da esperada vitória da felicidade.

Munidos de um forte querer
E firmes na perseverança
Lutamos sempre até morrer
Nunca perdendo a esperança

Nesta bela lição das aves
Existe algo que muito doeu
De contornar os entraves
Buscando aquilo que se perdeu

Pairando no ar sereno
Para descobrir a verdade
Tentando sonhar em pleno
Em busca da felicidade…

4 comentários:

  1. Congratulations…

    Hipo extraordinário
    Simplesmente fantástico
    Super imaginário
    Mega Bombástico

    ResponderEliminar
  2. Louvar o que foi louvado
    Pouco mais há p´ra dizer
    Todo o trabalhador honrado
    É dever nosso,o enaltecer.
    II
    Os passaros são alegria
    Deveriam ter respeito comum
    Um Abraço p´ró Artur Leira
    Agostinho: amanhã são vinte e um.

    ResponderEliminar
  3. O Agostinho mais uma vez toca numa das vertentes mais apaixonantes do ser humano, esta coisa de querer lutar pela felicidade, e, derrotar, se for caso disso, uma espécie de infelicidade, de mau agoiro, que aqui e acolá pode surgir ao longo das nossas vidas!
    Uns superam e outros não! Uns são portadores de um tipo de felicidade, que se vê ao longe e que nos dá gosto constatar, enquanto que outros tiveram um revés e ao segundo desintegraram-se, desacreditaram e não mais se levantaram... Melhor seria que nascessem aves, porque mesmo sendo inconscientes, conseguem sempre refazer o ninho, uma, duas, três vezes, se necessário... Como diz o nosso grande amigo A. Verde, deveríamos ter a sabedoria de ir adquirindo mais consistência intelectual e firmeza de carácter, na procura de uma vida digna, sã, respeitando sempre os outros, com quem devemos partilhar essa felicidade, tendo a consciência que
    qualquer sociedade, não é, nem nunca será perfeita!
    Gostei do tema e sobretudo adorei o exercício mental! Muito bom!
    PIKÓ

    ResponderEliminar
  4. O homem por natureza
    É um ser destruidor
    Com maldade e frieza
    Por ninguém tem amor

    Quando os passarinhos
    Seus ninhos vão construir
    Para nascerem seus filhinhos
    Com maldade vai destruir

    Pensa que é o rei do mundo
    E que tudo pode controlar
    Caminha para um poço sem fundo
    Com ganâcia só pensa a rico chegar.

    ResponderEliminar